Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Este pesticida ecologicamente correto pode transformar para sempre as técnicas de cultivo

Data da Noticia 22/02/2019
Sustentabilidade

Organização das Nações Unidas já recomendou que baníssemos o uso de pesticidas no mundo graças aos seus devastadores efeitos para a saúde humana e para o solo. Estima-se que o uso de agrotóxicos cause cerca de 200 mil mortes por ano – 99% delas em países em desenvolvimento. Para evitar esses óbitos, o órgão sugere que haja mais investimentos em agricultura sustentável.

Muitas empresas já investem no plantio de alimentos orgânicos. A maior dificuldade nesse sentido é que estas plantações ficam sujeitas a diversas pestes que podem acabar com os cultivos. Mas a companhia francesa De Sangosse Group está desenvolvendo um pesticida ecologicamente correto usando a bactéria Streptomyces.

Conhecida por ter um papel importante na decomposição de alimentos, estas bactérias podem viver em qualquer local em que haja comida e oxigênio suficientes – e elas produzem antibióticos naturalmente.

O plano dos cientistas é integrar Streptomyces geneticamente modificadas no solo, próximo às raízes de outras plantas, criando uma nova forma de controle de pestes. A expectativa é que a bactéria crie uma relação de simbiose com a planta. Dessa forma, os antibióticos criados por ela seriam capazes de acabar com ameaças às plantas, como fungos, transformando-as em nutrientes. Em contrapartida, a planta ofereceria mais oxigênio e nutrientes à bactéria, gerando uma vantagem para esta também. As informações são do The Plaid Zebra.



Todas imagens
  • Autor: Redação Hypeness
  • Imagens: Foto destaque via

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!