Estudantes de Medicina da URI promovem ações na UBS Atlântico
Ação desenvolvida na Escola Maria Clara
Acadêmicos do 3º semestre do Curso de Medicina da URI promoveram duas ações junto à UBS (Unidade Básica de Saúde) do Bairro Atlântico. As iniciativas aconteceram nos dias 21 de maio e 4 de junho, quando os alunos realizaram atividades de curricularização da extensão para conscientização de duas doenças relevantes: Giardíase e Sífilis Gestacional. A atividade fez parte das disciplinas de Imersão SUS, Microbiologia Básica e Parasitologia Básica, uma atividade de extensão para conscientização dessas duas doenças.
A primeira ação foi desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Infantil Maria Clara e tratou sobre a Giardíase. A intervenção baseou-se em instruir os alunos do pré A, com faixa etária entre 4 e 5 anos, sobre a prevenção e, por meio da prática, ensinar sobre como identificar a doença e evitá-la no ambiente doméstico. Por meio de uma oficina de lavagem de mãos com tinta guache, o intuito foi demonstrar a forma correta de realizá-la.
A segunda ação foi realizada também em conjunto com as disciplinas supracitadas, numa conscientização sobre a Sífilis na Gestação, com o grupo de Gestantes da UBS Atlântico, que é da região de atuação do grupo. Assim, foi realizado um espaço em que se discutiu sobre a doença e realizou-se perguntas e respostas, com o objetivo de sanar dúvidas e esclarecer as gestantes sobre os riscos à mãe e ao feto.
Os acadêmicos relataram estarem satisfeitos com os modelos de intervenção e observaram a importância da medicina em prática na comunidade e de levar informações corretas para a população, com o pensamento das próximas gerações mais conscientes a respeito da saúde.
As duas iniciativas foram desenvolvidas pelos alunos Bianca Dietre, Eduarda Zin, Gustavo Skonetzky, Iara Alana F. Backes, Igor Scapin, Júlia Fabris Galvan e Manoella Feltrin Orsato.
- Autor: Ass. URI
- Imagens: Divulgação URI