Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Etnia Italiana tem papel relevante no desenvolvimento de Viadutos

Data da Noticia 20/05/2015
As tradições, costumes e cultura herdados dos ascendentes italianos são valorizadas e cultuadas em Viadutos.

Toda a bagagem histórica/cultural trazida pelos italianos quando da vinda ao Brasil e introduzidas na Serra Gaúcha foram incorporados e colocados em prática em nosso município. O amor pela terra e suas práticas, a religiosidade, a cantoria, o filó, as festas,  a ajuda mútua e a vida comunitária foram marcantes na construção de nossa história e do desenvolvimento de Viadutos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A importância destes imigrantes em Viadutos foi reconhecida e mereceu destaque nacional, quando em 2010, nas comemorações dos 139 Anos da Imigração Italiana no Brasil e dos 135 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, representou o Rio Grande do Sul e o Brasil na Sessão Solene do Senado Federal em Brasília.

Autoridades e componentes da Associação Cultural Veneta Taliani Contenti representaram os imigrantes italianos, onde tiveram a oportunidade de falar, contar um pouco da história da imigração, de Viadutos e do trabalho de preservação das tradições e da cultura realizados pela Associação na nossa cidade, na região e nos estados do sul.

Durante a Sessão os participantes foram brindados com cantorias tradicionais do folclore italiano e na oportunidade presentearam o Deputado Federal Marco Maia – PT/RS, com o troféu “El Larin” símbolo do Grupo Italiano Viadutense.

Relembre este fato muito significativo para nosso município com as imagens da reportagem e também amanhã no vídeo que será publicado nas redes sociais da Comunidade FM. 



Todas imagens
  • Autor: Comunidade FM
  • Imagens: Marco Nadeff e Acervo Taliani Contenti

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!