Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Evento na UFFS debateu o papel do historiador em tempos de negacionismo

Data da Noticia 11/10/2022
Décima edição da Semana Acadêmica de História foi realizada entre os dias 3 e 7 de outubro.

O curso de Licenciatura em História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim realizou, entre 3 e 7 de outubro, a 10ª edição da Semana Acadêmica. Neste ano o tema do evento foi “O papel do historiador em tempos de negacionismo: História Pública e divulgação científica”.

Idealizado por discentes do curso e com apoio do Diretório Acadêmico Olga Benário (DAHIS), a programação oportunizou à comunidade acadêmica uma série de conferências, aulas abertas, oficinas, minicursos e, também, seminário de apresentação de trabalhos.

As atividades iniciaram na noite do dia 3 de outubro com a conferência de abertura “Os lugares da historiografia no debate público brasileiro: experiências e possibilidades em tempos de negacionismo”, que teve a presença dos professores André Freixo (UFOP), Bruno Picoli (UFFS – Campus Chapecó e membro do Grupo de Trabalho do Programa de Pós-Graduação em História Pública da UFFS) e Samuel Radaelli (IFPR – Campus Palmas). A atividade foi transmitida pelo Youtube e está disponível em https://youtu.be/veyHMyvAY9Q. Houve também o lançamento do livro “Direcionário: o dicionário reacionário – a redefinição semântica do mundo segundo os apetites conservadores”, de Samuel Radaelli.

Na terça-feira à tarde ocorreu a oficina “O Arquivo Histórico de Erechim como espaço de pesquisa do curso de História da UFFS: aprofundando relações” e, à noite, a aula aberta “História Pública e seus diálogos necessários: memória social, usos do passado e educação patrimonial”, com Miguelângelo Corteze (IFRS – Campus Erechim) e Gladis Helena Wolff (Museu Municipal de Gaurama Irmã Celina Shardong) – disponível em https://youtu.be/nZmc3_V8omg.

A quarta-feira foi marcada pela oficina “Mangá e anime no Ensino Fundamental: temas de infância e pré-adolescência em ‘Avatar, a Lenda de Aang’, ‘Naruto’ e ‘Demon Slayer’”, com Gerson Severo (UFFS). A oficina seguiu nas tardes de quinta e sexta-feira. Teve ainda o minicurso “História Social do futebol: estudos e possibilidades de pesquisa”, com Gérson Fraga e Juan Rodrigues (UFFS); o seminário de apresentação de trabalhos; e a plenária dos estudantes.

Na quinta-feira foi exibido, com a presença de André Ribeiro (UFFS), o documentário “Raízes negras de Erechim”. A banda Ruge Roots fez uma apresentação musical. Depois houve a aula aberta “História Pública com quem? Os desafios do trabalho do historiador em passados traumáticos e questões dolorosas: ditadura civil-militar e luta quilombola”, com Tatyana Maia (PUC-RS) e Daniela Yabeta (UFFS – Campus Erechim) – disponível em https://youtu.be/MAGgUv9AJPM.

O encerramento da programação foi na sexta-feira, com a oficina “E se a História estiver ao nosso redor? Arquivos e patrimônios pelas ruas do Centro Histórico de Erechim”.

De acordo com a equipe organizadora, a Semana Acadêmica atuou na promoção de espaços para diálogo a respeito das instâncias de atuação dos historiadores no espaço público contemporâneo – além de incidir na chance de integração entre os membros do curso. Agora, o trabalho será concentrado na elaboração de um relatório do evento para emissão dos certificados, bem como na editoração de uma publicação com os trabalhos apresentados.



Todas imagens
  • Autor: Ascom UFFS
  • Imagens: Divulgação/Comissão Organizadora.

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!