Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Expointer 2023 – Inovação na produção vegetal, uso da homeopatia é apresentado pela Emater/RS-Ascar

Data da Noticia 29/08/2023
A Expointer acontece até o dia 3 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

A grande maioria do público já usou homeopatia para si ou para os familiares, mas o uso dos remédios homeopáticos como ferramenta estratégica no cultivo e manejo de plantas bioativas, embora já tenha resultados eficientes a campo, ainda é novidade. E é esta inovação que a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), está apresentando na parcela das plantas medicinais, aromáticas e condimentares, na 46ª Expointer, em Esteio.

Nesse espaço, o visitante pode visualizar e receber orientações sobre a produção de plantas bioativas, em um ambiente equilibrado, com indicações de compostos e medicamentos homeopáticos para questões como desintoxicação e equilíbrio do solo, adaptação a mudanças ambientais, desenvolvimento e crescimento das plantas, estímulo à floração e resistência a pragas e doenças.

“Nós trouxemos a homeopatia como uma tecnologia inovadora, que já existe há mais de 300 anos na saúde humana, fazendo uma analogia do uso dos remédios homeopáticos para as plantas e os animais. E no caso das plantas bioativas, trouxemos essa proposta de usar justamente para favorecer o crescimento das plantas e, principalmente, que elas possam expressar o máximo potencial dos seus princípios ativos”, explica o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Luiz Eugênio Jacobs.

Segundo ele, alguns produtos podem ser adquiridos em farmácias de manipulação e outros podem ser feitos a partir da própria substância que se quer equilibrar. “Por exemplo, o solo: usamos o chamado nosódio de solo, então a gente extrai a energia vital daquele solo desequilibrado, e essa energia é potencializada e utilizada naquele solo pra equilibrar a energia dele, pela teoria do semelhante cura semelhante, esse é o grande princípio da homeopatia, a gente equilibra o solo doente com a energia do próprio solo”, esclarece. Isso é feito a partir da elaboração de uma tintura mãe, com a qual se faz o remédio homeopático.

Residente em uma casa no meio urbano de Porto Alegre, Márcia Plentz possui horta, frutíferas e plantas ornamentais e se interessou pelo assunto, pois diz que já utiliza a homeopatia para si e a família e sabe que funciona. “Como eu estou sempre preocupada com a saúde das minhas plantas, sempre procurando essas coisas alternativas, e tenho resistência em usar veneno, me chamou a atenção. Eu gostei muito, achei sensacional, muito válido esse trabalho”, afirmou.

 

 



Todas imagens
  • Autor: Rejane Paludo/Ass. de Imp. EMATER
  • Imagens: Ass. de Imp. EMATER

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!