Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Festa Di Bacco comercializa mais de 30 toneladas de uvas

Data da Noticia 22/02/2017
Aproximadamente 20 mil pessoas participaram das festividades da Festa da Uva

A XVI Festa Di Bacco de Erechim chegou ao fim no último domingo (19), no Seminário Nossa Senhora de Fátima.  Após comercialização, os produtores participaram de uma missa celebrada pelo padre Valter Girelli, em agradecimento a Safra de Uvas. Realizada durante seis semanas, a protagonista da Festa Di Bacco, a uva, deixou o público com água na boca, devido à boa Safra de Uvas 2017. Além das uvas, o público pode adquirir alimentos produzidos pela agricultura familiar e agroindústrias, com destaque para os pães, cucas, geleias, queijos, salames, bolachas entre outros.  Artesãos também estiveram presentes com chapéus e imãs de geladeira produzidos com palha, além de toalhas, tapetes de crochê e demais artesanatos que estavam em exposição. Os diferentes tipos de flores, como as de jardim ou as mais delicadas como as orquídeas, também estiveram em exposição para o público. 

Conforme o presidente da XVI Festa Di Bacco, Adilson Szady, o ano foi de desafios que foram superados com o sucesso da Festa. “Agradecemos ao público que se fez presente, apoiando a Festa Di Bacco e a agricultura familiar. Agrademos a todos os apoiadores, patrocinadores, imprensa, que auxiliaram para que a nossa adolescente, a 16º Festa Di Bacco acontecesse. Vamos procurar melhorar ainda mais para o próximo ano”, disse.

De acordo com o técnico da Emater e coordenador de Turismo da Festa Di Bacco, Walmor Gasparin, aproximadamente 20 mil pessoas participaram da Festa, que tinha entrada gratuita, no Seminário Nossa Senhora de Fátima. Como balanço da comercialização, mais de 30 toneladas de uvas foram vendidas, sendo 3.9 toneladas de uvas finas e 28.4 toneladas de uvas de mesa, além de 5.580 litros de vinho doce e 1.900 litros de suco de uva. “A Festa cumpriu seu o objetivo, tivemos uma boa safra de uvas e nos passeios também tivemos uma grande participação do público”, disse.

Na programação cultural da Festa, foram realizadas apresentações de grupos folclóricos e de músicos, além do Concurso de Suco de Uva em Metro e de Jogo da Mora. Integrou a programação do evento, a Festa de São Brás, realizada no interior do município, onde em uma missa fiéis receberam da “benção da garganta” e após houve um almoço festivo. Além disso, durante toda a Festa Di Bacco, foram realizados em média dois passeios por semana pelo Vale dos Parreirais. “Ao todo mais 500 pessoas participaram dos passeios da Festa Di Bacco e foi ótimo, o contato da população com os agricultores. Fiz uma pesquisa conversando aleatoriamente com algumas pessoas sobre os passeios e todas elogiaram, então ficamos muito felizes”, destacou o diretor de Cultura e Turismo da Prefeitura de Erechim, Gleisson Assis.

São patrocinadores da XVI da Festa Di Bacco a Cresol Sicoper e a Cavaletti, com apoio da Cooperfamilia. A Festa é organizada pelo SUTRAF Alto Uruguai, Prefeitura de Erechim, Grupos Italianos Avanti, Gillé e Stella Alpina, Emater RS, e Comissão da Uva.



Todas imagens
  • Autor: Jéssica França/Festa Di Bacco
  • Imagens: Jéssica França/Festa Di Bacco

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!