Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Fontana reafirma pedido de afastamento de Cunha pelo uso da presidência da Câmara para sua defesa

Data da Noticia 28/08/2015

O deputado federal Henrique Fontana (PT/RS) e um conjunto de parlamentares voltaram a solicitar nesta quinta-feira (27/08) o afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara dos Deputados por utilizar o cargo em sua própria defesa após ser denunciado pela Procuradoria Geral da República junto ao Supremo Tribunal Federal.

“Eduardo Cunha perde as condições de continuar presidindo a Câmara por demonstrar que usa o cargo de presidente para se proteger.  A função que ele ocupa é de altíssimo interesse de todos nós brasileiros  e estas atitudes dele são muito negativas para o país”, destaca Fontana.

Entre as observações feitas por dezenas de parlamentares que assinam o manifesto para o imediato afastamento de Cunha está o uso do cargo em ações que vão desde a contratação da Kroll  para investigar os delatores para gerar um processo de intimidação;  usando expedientes junto à Advocacia-Geral da União e ainda a disseminar em reunião de líderes que todos os computadores dos deputados estariam sendo investigados pela PGR, o que foi desmentido pelo Procurador Geral da República, Rodrigo Janot.

A Kroll foi contratada pela Câmara  por um valor inicial R$ 1,18 milhão para atuar pela CPI da Petrobras – de forma sigilosa a pedido de Cunha - para identificar e apurar movimentações financeiras no exterior de pessoas investigadas pela Operação Lava Jato.

“Cunha tem demonstrado que utilizará a função para ameaçar, chantagear e fazer sua própria defesa. Por isso estamos pedindo  seu afastamento”, reforçou Fontana   em entrevista coletiva na Câmara dos Deputados.  “Está usando de mecanismos inaceitáveis, alguns deles ilegais, o que retira dele a possibilidade de continuar presidindo a Casa”.

O parlamentar destaca que a denúncia de 85 páginas apresentada ao STF é contundente. “Recomendo a leitura porque o documento  tem solidez e um conjunto de evidências dos ilícitos que ele cometeu”, registra.

Foram quatro meses de investigações realizadas por 20 procuradores, sob a coordenação do procurador Rodrigo Janot.

Eduardo Cunha foi notificado nesta quarta-feira (26/08) pelo STF. “De investigado, passou a denunciado e o STF define nas próximas semanas se fará dele réu. Tenho esta convicção que ele será réu deste processo”, concluiu Fontana.  



Todas imagens
  • Autor: Assessoria Parlamentar_Deputado Fontana
  • Imagens: Assessoria Parlamentar_Deputado Fontana

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!