Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Gelado, mas necessário

Data da Noticia 23/09/2016
Os benefícios da estação mais fria do ano

O inverno acabou. Foi um dos mais frios dos últimos anos, felizmente. As estações quentes são as preferidas da população em geral, o que é totalmente compreensível. No entanto, o inverno rigoroso se fazia necessário para o nosso bem.

Justifico tal afirmação com a seguinte informação: os últimos anos, nos quais o inverno foi brando, com uma temperatura média primaveril, foram, coincidentemente (ou não), os anos em que surgiram os primeiros casos, em solo gaúcho, de doenças típicas do clima tropical, como a Dengue.

Tais doenças e seus hospedeiros, geralmente insetos, necessitam de temperaturas moderadas ou altas para se proliferarem. Com as baixas temperaturas, a reprodução desses vetores e, consequentemente, a difusão das doenças, ficam comprometidas. É como se o frio fizesse uma faxina geral no território do RS, nos deixando mais tranquilos para as estações seguintes.

Claro, devemos nos prevenir com as medidas necessárias (as quais já conhecemos) para evitar que tais epidemias se proliferem. Mas o retorno de nosso Inverno gelado veio bem a calhar.

Agora, aproveitemos a Primavera, que por sinal deve ser mais fria que a média histórica.



Todas imagens
  • Autor: Gerson Dickel
  • Imagens: Ilustrativa

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!