Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Gestor da Alfa participa de evento nacional sobre a água

Data da Noticia 15/02/2024
Coordenador da Assessoria Ambiental, Clenoir Antônio Soares, também é presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas Chapecó e Irani.

Entre os dias 23 e 25 de janeiro, o coordenador da Assessoria Ambiental da Alfa, Clenoir Antônio Soares, participou da 1ª Reunião Ordinária do Colegiado Coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica. Ele, que é presidente do Comitê Chapecó e Irani, e também, coordenador geral do Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas, representou, na oportunidade, o Estado de Santa Catarina.

 

Ao destacar que a gestão dos recursos hídricos é uma preocupação permanente da cooperativa, Clenoir frisa que, acompanhar as atividades do comitê – o qual é uma das ramificações do Estado – é uma necessidade de os usuários de água se manterem atualizados e participarem das tratativas que envolvem o assunto. “Três dias de trabalho intenso, considerando que foi a primeira reunião com a nova diretoria do Fórum. Entre os pontos comentados, o planejamento para os próximos dois anos da gestão do órgão. No estado de Minas Gerais há 100% de cobranças de recursos hídricos e é muito importante acompanharmos esse assunto e termos consciência da realidade de outros estados, seus desafios, observando valores, outorgas de água, para que isso não traga prejuízos para o agronegócio e os usuários de água de todas as regiões hidrográficas”, reitera.

 

Do mesmo modo, foram assinalados os detalhes sobre o I Encontro Regional dos Comitês de Bacias da Região Sul do Brasil (Ercob), que será realizado entre os dias 20 e 22 de março, em Florianópolis. Segundo o gestor da Cooperalfa, a expectativa para o evento é muito positiva, pois irá envolver diversas autoridades e membros de instituições dos três estados. “As pautas irão contemplar aspectos sobre as inundações, debates em relação às cobranças pelos recursos hídricos e como fortalecer a gestão dos recursos hídricos e a questão dos rios interestaduais, como o Uruguai, Mampituba e o Iguaçu”, relata ao enaltecer que os comitês de bacias desempenham um papel essencial e são responsáveis por coordenar e promover ações que visam a proteção e a conservação de rios, lagos e nascentes. “Uma oportunidade de os usuários de água participar da gestão de recursos hídricos”.

 

Ações permanentes

A Cooperalfa desenvolve há muitos anos, várias ações voltadas ao Meio Ambiente, entre as quais podemos destacar: manejo adequado de dejetos, sistema de produção com plantio direto, incentivo para o plantio de árvores, preservação de nascentes, Áreas de Preservação Permanente, Área de Reserva legal, entre outros projetos que devem prosseguir. “De modo especial em relação à água, é imprescindível considerar a disponibilidade, a qual leva em conta a quantidade e a qualidade. Nesse sentido, um assunto que deve vir à tona a qualquer momento, é a legislação que prevê a cobrança pelo tratamento dos efluentes. Por isso, é necessário que a cooperativa, associados e integrados acompanhem essas discussões”, salienta Clenoir.

 

No caso do Comitê Chapecó e Irani, o grupo é formado por 40 membros, de acordo com a legislação que embasa a gestão dos recursos hídricos (9.433/97), sendo oito representantes do setor público, 16 da população da bacia e 16 usuários de água.



Todas imagens
  • Autor: Assessoria de Imprensa Cooperalfa
  • Imagens: Assessoria de Imprensa Cooperalfa

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!