Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Governo vai discutir regulamentação do balonismo turístico após tragédia em Santa Catarina

Data da Noticia 23/06/2025
Ministério do Turismo prevê avanço nas regras para operação de voos turísticos com balões após acidente que matou oito pessoas; setor carece de habilitação técnica e certificação de segurança.

O Ministério do Turismo anunciou que pretende avançar nesta semana na regulamentação do balonismo turístico no Brasil, em reunião com entidades do setor. A medida ganha urgência após a queda de um balão no último sábado (21) em Praia Grande (SC), que causou a morte de oito pessoas durante um passeio com 21 ocupantes. Atualmente, o balonismo é considerado uma atividade aerodesportiva e carece de regulamentação específica, incluindo habilitação técnica de pilotos e certificação das aeronaves. O objetivo do governo é criar regras claras para garantir segurança e fomentar o turismo.

O Sebrae participa das discussões, assim como as prefeituras de Praia Grande (SC) e Torres (RS), que há anos pedem maior profissionalização da atividade, crescente na região dos cânions dos parques nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral. A Confederação Brasileira de Balonismo lamentou a tragédia e destacou que não tem autoridade para fiscalizar passeios turísticos com balões, atuando apenas na promoção do esporte.



Todas imagens
  • Autor: REDAÇÃO AU
  • Imagens: Anac/Arquivo

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!