Agora: Ritmos Com: Lis Oliveira Agora: Ritmos Com: Lis Oliveira

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Historiador viadutense lança livro

Data da Noticia 09/12/2020

O viadutense Marcos Jovino Asturian, professor de história do Instituto Federal Farroupilha – Campus Frederico Westphalen/RS, acaba de lançar o seu livro “O Rio Grande do Sul dividido”.

A tese de doutorado defendida no ano passado, na Unisinos, agora transformada em livro, traz ao público o resultado de uma pesquisa referente à área da história política do Estado. O historiador analisou a disputa eleitoral entre o Partido Social Democrático (PSD) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) nas campanhas eleitorais para o governo estadual em 1947, 1950 e 1954. Para isso, o autor fez uso de elementos da teoria do campo político, desenvolvida pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu, como instrumento de pensamento para a compreensão dos conflitos político-eleitorais. O fio condutor da investigação histórica é a lógica relacional conflitiva, isto é, o jogo das oposições e distinções entre os partidos e candidatos. As fontes utilizadas no trabalho foram os jornais Correio do Povo e Diário de Notícias, assim como os Anais da Assembleia Legislativa sul-rio-grandense.

Lançado pela editora Oikos, o livro pode ser adquirido no site da respectiva editora ou diretamente com o autor, pelo e-mail mjasturian@hotmail.com



Todas imagens
  • Autor: Alan Asturian - Comunidade FM
  • Imagens: Edison Demarco - Comunidade FM

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!