Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

HOLÍSTICO II

Data da Noticia 14/06/2015
Seguindo ao exposto do HOLÍSTICO I hoje quero abordar sobre a questão da terapia. Por que se faz necessário fazer terapia?

Vamos começar analisar ainda da TOTALIDADE. Pois bem, partimos do princípio que somos Seres Humanos. Então somos corpo, espírito, alma, mente, sentimentos e emoções... E tem mais, mas ficamos nisso. E isso é analisar a TOTALIDADE. Vamos ao corpo, o que sentimos no corpo? Geralmente dor. A primeira pergunta que faço na terapia é o que você sente? Ai vem a manifestação de cada um: Dor de cabeça, dor nas pernas, dor nas costas (85% da população brasileira sofre desse mal). Essas dores são provenientes de vários motivos; por esforço excessivo, má postura, tendinite, bursite, artrose, artrite, bico de papagaio... E mais, doenças somatizadas. São doenças que são provenientes do sistema nervoso e emocional.

         Vamos dar alguns exemplos, quando somos afetados emocionalmente, mágoa, ressentimento... Nós canalizamos isso ao corpo. Vou citar alguns casos: Atendi um senhor que ficou oito dias no Hospital com dor de barriga e outros sintomas. No Hospital fizeram tudo que exames e nada. Na volta ele foi consultar com o médico local e o mesmo o encaminhou para fazer a terapia. No início insisti que me contasse o que estava lhe perturbando. Por varias vezes negou que houvesse algum problema. De tanto insistir descobri que ele foi magoado em sua comunidade. Outro, que foi também encaminhado pelo médico. Seu sintoma era fogo no rosto. Conversando posteriormente o médico disse que o que ele sentia não era doença e como iria dar remédio...

         Em sua anamnese descobri que toda sua família  havia falecido. Nesse caso também somatizou isso e nesses casos não existe remédios que curam. Pode tomar uma carreta de medicamentos que não tem melhoras. E são tantos outros casos que poderia citar...

         Vamos ao espírito. Espírito é que nos liga á espiritualidade. A ligação com Deus. Em todas as religiões o espírito é eterno. Alma, a alma é aquilo que somos, uma boa alma, uma alma penada, uma alma ruim. É a salvação da alma ou para o inferno. É a que faz a ligação com o espírito. Sentimento, é aquilo que sentimos, angustia, tristeza, ansiedade, raiva... Geralmente não tem remédios para tratar isso, existe a terapia para a cura desses sintomas. Emoções é por aquilo que nos emocionamos, por uma cena, filme, acontecimento bom ou trágico e toca nossas emoções e podemos nos traumatizar com isso.

         Mente, bem, essa daria um capítulo a parta. O que é a mente? É aquilo que pensamos. E geralmente pensamos bem ou mal. Quem nos procura para a terapia geralmente pensa mal. Muitos passam por uma auto tortura, principalmente as mães quando os filhos saem de casa. Ficam pensando tantas bobagens e o que pensam nada é verdade. Principalmente o medo, que é acreditar em uma mentira, mas isso quero deixar para explicar em uma coluna a parte.

         Por hoje é isso, mas estarei retomando e dando mais detalhes em relação a esses assuntos. 

Vilson Fornazieri, formado em Terapia Holística pelo Instituto Ser de Brasília e Osho Center for Transformation – Osho Multiversity – Pune – Índia. Licenciado em Letras, compositor, escritor. Formado em Teologia Cristã Nível II.

 

 

 



Todas imagens
  • Autor: VILSON FORNAZIERI
  • Imagens: Internet_Comunidade FM

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!