Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

IFRS ultrapassa 1 milhão de estudantes em cursos de extensão online

Data da Noticia 19/06/2020
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Cada vez mais pessoas de diferentes lugares do Brasil e do mundo aproveitam as oportunidades de se qualificar sem sair de casa. De forma gratuita, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) oferta cursos de extensão online. Neste início de junho de 2020, a instituição ultrapassou a marca de 1 milhão de estudantes no histórico de cursos EaD, oriundos de 135 diferentes países.

• Conheça aqui o ambiente EaD do IFRS

A oferta dessa modalidade teve início em 2017 e atualmente são 115 cursos gratuitos. As opções estão distribuídas nas áreas de Ambiente e Saúde; Ciências Exatas; Ciências Humanas; Educação; Gestão e Negócios; Idiomas; Informática; Pré-IFRS: Preparatório para as Provas de Ingresso no IFRS; Produção Alimentícia; Recursos Naturais; Turismo e Hospitalidade.

Apenas em 2020, mais de 680 mil matrículas foram contabilizadas, com grande crescimento desde meados de março, início da quarentena no Brasil devido à pandemia de Covid-19.

A coordenadora de EaD do IFRS, Júlia Marques Carvalho da Silva, destaca que o aperfeiçoamento na área de atuação e o lazer são as principais motivações de quem procura os cursos online da instituição. “Os cursos de extensão encaixam-se justamente nessa lacuna. São cursos curtos, abertos a qualquer pessoa que atenda aos requisitos, que pode ser, por exemplo, ter um celular para assistir às aulas”, observa.

A democratização do acesso à qualificação é o destaque da modalidade EaD. O interessado não precisa prestar vestibular, e as aulas podem ser feitas a qualquer horário. “O aluno pode estudar de qualquer lugar do mundo, fazendo tudo ao seu tempo. Com isso, trabalhadores, pais, cuidadores, estudantes, todos conseguem estudar”, observa Júlia.

Sobre os cursos online do IFRS

As aulas são abertas a todos os interessados em novos conhecimentos ou em revisão de conteúdos (não é necessário ser estudante do IFRS) e ocorrem em ambiente virtual e gratuito. Não há classes presenciais ou com hora marcada, ou seja, o estudante faz o curso na hora que quiser. Ao término de um curso, se aprovado, recebe um certificado de conclusão.

As cargas horárias variam de 20h a 90h. As inscrições são gratuitas e feitas pelo próprio estudante diretamente no ambiente virtual. Para se inscrever, é preciso ter CPF próprio e conta de e-mail.

Novos estudantes têm até o dia  30 de junho de 2020 para se inscrever nos cursos oferecidos atualmente, podendo finalizá-los até 31 de julho. As inscrições e o ambiente dos cursos online estão em: moodle.ifrs.edu.br. No próximo semestre, as inscrições deverão ser reabertas. Confira aqui também as perguntas frequentes a respeito das inscrições e dos cursos.



Todas imagens
  • Autor: Portal do IFRS - Campus Erechim
  • Imagens: Imagem ilustrativa

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!