Impunidade dificulta o trabalho da polícia e gera indignação em Viadutos.
Criminosos presos em flagrante diversas vezes seguem em liberdade.
A crescente onda de furtos registrada em Viadutos preocupa a população e agentes da segurança pública. Mais preocupante é a impunidade e a sensação de insegurança diante da branda legislação criminal.
Os autores dos furtos já foram identificados e presos em flagrante diversas vezes. No entanto, encaminhados à autoridade policial competente regional, são liberados em seguida, sob a justificativa de pouca relevância dos crimes e com amparo da legislação. Tal situação gera descontentamento em parte da população que, por desinformação, atribui à polícia local a responsabilidade pela impunidade. A detenção ou não dos acusados não depende da polícia local, que combate o crime nas ruas e já prendeu os meliantes em várias situações; a pena é determinada em instância superior, mediante a legislação vigente.
No último fim de semana, a Brigada Militar prendeu novamente em flagrante um dos autores dos furtos e o encaminhou à Delegacia de Polícia em Erechim. No entanto, logo em seguida, foi liberado pelas autoridades competentes.
De acordo com a administração municipal, a questão está sendo discutida com as autoridades regionais e se busca soluções imediatas para o problema da criminalidade; porém, até o momento, esbarra-se na legislação. O prefeito municipal, Claiton dos Santos Brum, orienta a população a registrar ocorrência em qualquer situação de furto, para que a real dimensão do problema seja conhecida.
Vale ressaltar também que a receptação de produtos furtados é crime passível de prisão, de acordo com o Artigo 180 do Código Penal.
- Autor: Gerson Dickel / Comunidade FM
- Imagens: Ilustrativa