Agora: Fala Comunidade Com: Programação Automática Agora: Fala Comunidade Com: Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Inverno no RS será marcado por dias amenos e chuva acima da média.

Data da Noticia 21/06/2019
MetSul não descarta episódios pontuais de frio rigoroso ao longo da estação.

O inverno que começa nesta sexta-feira, às 12h54min, não será rigoroso e deve apresentar muitos dias amenos ou quentes intercalados com episódios pontuais de frio mais intenso neste ano, antecipa a MetSul Meteorologia. E, repetindo o que se observou em grande parte do outono, terá chuva acima da média.

A estação transcorrerá integralmente ou em grande parte sob um quadro limite entre El Niño fraco e neutralidade no Oceano Pacífico. O evento de El Niño em curso no Oceano Pacífico Equatorial é fraco e com características Modoki em que o aquecimento se concentra na parte central do oceano. Isso faz com que o impacto do fenômeno oceânico-atmosférico seja menor no Sul do Brasil.

O inverno marca o período mais frio do ano no Rio Grande do Sul. As jornadas mais frias costumam ocorrer sob influência de ciclones extratropicais intensos no Atlântico Sul e que são responsáveis por impulsionar massas de ar muito gelado para o Estado. Quando o frio está acompanhado de um ciclone potente, é comum os gaúchos terem o vento Minuano, sensação térmica negativa, mínimas muito baixas, geada ampla e em alguns casos neve. Ocorre que mesmo durante o inverno são normais dias com calor em qualquer mês da estação, especialmente durante agosto e setembro, e 2019 não fugirá à regra.



Todas imagens
  • Autor: Correio do Povo
  • Imagens: Ilustrativa

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!