Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Itatiba do Sul: espera chegou ao fim

Data da Noticia 26/01/2022
Depois de décadas de reivindicações, acesso asfáltico do município vai virar realidade, ainda faltam os trâmites legais, mas recursos já estão garantidos

Uma obra aguardada há 57 anos, enfim, agora tem perspectiva de sair do papel e se tornar realidade: o acesso asfáltico do município de Itatiba do Sul. Pode ser precoce afirmar isso, quando o assunto é política, mas no anúncio feito na tarde de segunda-feira (24), pelo governador Eduardo Leite, os recursos estão garantidos. Assim, o histórico das obras no Alto Uruguai começa a mudar, deixando o status de promessa de palanque eleitoral para se tornar instrumento efetivo de bem-estar para população regional.

O Alto Uruguai vai receber cerca de R$ 31 milhões em investimentos estaduais, mais as contrapartidas locais totalizam R$ 38 milhões em recursos aplicados em logística nos municípios de Barra do Rio Azul, Erechim, Aratiba e Itatiba do Sul contemplados no Programa Avançar. Com isso dois acessos irão se concretizar o de Itatiba do Sul e Barra do Rio Azul.

Itatiba do Sul

Segundo o prefeito de Itatiba do Sul, Valdemar Cibulski (Polaco), o acesso asfáltico ao município é uma demanda antiga e um sonho que por décadas é pleiteado pela comunidade itatibense.

Econômico e social

“Com a sinalização por parte do governo do Estado em executar essas obras, através de convênios com os municípios, não hesitamos em aderir, pois embora haja uma contrapartida do município, sabemos que uma obra desta gera desenvolvimento econômico e social da comunidade”, disse.

Segundo Polaco, “além de todo aspecto econômico que a obra representa, possui grande relevância social, facilitando o deslocamento, proporcionando maior agilidade e segurança, trazendo esperança, fazendo com que as pessoas possam viver aqui em Itatiba do Sul com alegria, entusiasmo, autoestima, aproveitando as facilidades de trafegar por uma estrada pavimentada, consequentemente, melhorando sua qualidade de vida”.

O prefeito salienta que estas obras só foram possíveis graças às parcerias entre os municípios e o governo do Estado e o apoio do deputado estadual, Dirceu Franciscon.

Previsão para execução

Segundo informações da Associação de Municípios do Alto Uruguai, hoje (26), deve ser definida a empresa responsável pelo serviço do primeiro trecho de 5 km entre Barra do Rio Azul e Aratiba, com a abertura das propostas da licitação. Já os 5 km de Aratiba e os 2 km de Erechim devem ter seu edital lançado na próxima semana.

Conforme a Amau, no fim de fevereiro deve ser publicado o edital para definir quem executará a obra entre Barra do Rio Azul e Itatiba do Sul.



Todas imagens
  • Autor: Ígor Dalla Rosa Müller
  • Imagens: Divulgação

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!