Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Jogos típicos marcam a XVI Festa Di Bacco

Data da Noticia 22/01/2017
Concurso de Suco de Uva e Vinho em Metro e demais jogos de origem italiana, além de apresentações atraíram o público para festa deste domingo

A XVI Festa Di Bacco realizou na tarde deste domingo (22), mais uma tarde de comercialização de produtos, com apresentações culturais e a realização de jogos e do Concurso de Suco de Uva e Vinho em Metro.

Esteve presente o Grupo de Coral da Associação Italiana Veneta Modesto e Nicola Taliani Contenti, do município de Viadutos, que é filiado ao FAINORS – Federação das Associações Italianas do Norte do Rio Grande do Sul. O coral cantou hinos em italiano, além de participar dos jogos típicos. “Todas as Festas Di Bacco nós participamos, inclusive dos desfiles. A maioria dos componentes de nosso grupo são camponeses, então além de apoiarmos a cultura italiana, nós destacamos o resgate a cultura da uva”, disse a secretária do Grupo, Odete Soccol.  

Mesmo com a chuva, a população pode assistir ainda as apresentações do Grupo Rota Norte, além das disputas do Jogo da Mora, Brespon e do Galo, onde além do público de Erechim, participaram membros do Grupo Étnico Italiano de Severiano de Almeida.

Segundo o técnico da Emater e coordenador de Turismo da Festa, Walmor Gasparin, as atrações da Festa Di Bacco unem a população do campo e da cidade. “Acredito que o ponto alto da Festa é realizar o resgate da cultura italiana, através da gastronomia, da música e dos jogos. Também é um estimulo as pessoas que tem o conhecimento e que muitas vezes são esquecidas, então é importante para incluirmos. Além disso, oportunizamos o contato com outras culturas, integrando diferentes gerações em torno da festa”, destacou.

São muitos os produtos que estavam em exposição como pães, cucas, bolachas, geleias, queijos, salames, artesanatos, flores e dentre as variedades de uvas comercializadas estavam a Rubi, Rainha Itália, Benitaka, entre outras uvas finas de mesa. De acordo com Gasparin a Safra de Uvas de 2017 foi generosa. “Dos últimos cinco anos, essa foi a melhor safra em produtividade e qualidade das uvas finas de mesa”, explicou.

São patrocinadores da XVI da Festa Di Bacco a Cresol Sicoper e a Cavaletti, com apoio da Cooperfamilia. A Festa é organizada pelo SUTRAF Alto Uruguai, Prefeitura de Erechim, Grupos Italianos Avanti, Gillé e Stella Alpina, Emater RS, e Comissão da Uva. 

A XVI Festa Di Bacco se estende até o dia 19 de fevereiro com a comercialização ocorrendo todos os domingos, das 14h às 19h30 no Seminário Nossa Senhora de Fátima.

 

FOTOS DIVULGAÇÃO

(FB1))

Público pode conferir a disputa de Jogo da Mora

 

((FB2))

Concurso de Suco de Uva e Vinho em Metro foi uma das atrações da XVI Festa Di Bacco

 

((FB3))

 Comercialização continua até o dia 19 de fevereiro

 



Todas imagens
  • Autor: Jéssica França
  • Imagens: Arquivo Festa Di Bacco

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!