Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Levantamento preliminar revela situação da agricultura no RS.

Data da Noticia 05/06/2017
75 mil hectares foram afetados, resultando em aproximadamente 110 mil toneladas perdidas ou com sua qualidade prejudicada.

A Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar fez levantamento preliminar sobre as consequências resultantes das intensas chuvas ocorridas na última semana. Trata-se de prejuízos consolidados até o final de semana, podendo ser alterados na medida em que as condições meteorológicas adversas continuem ao longo dos próximos dias. As informações se referem ao período de 23 e 31 de maio e levou em conta informações de 456 municípios do RS, entre os quais 177 informaram perdas e 279 informaram que não houve danos significativos. 

Em termos de produção agrícola, o levantamento indica que dos 830 mil hectares cultivados com os principais grãos de verão e inverno (por colher ou a plantar, respectivamente), 75 mil hectares foram afetados, resultando em aproximadamente 110 mil toneladas perdidas ou com sua qualidade prejudicada, acentuando que o milho, a soja e o trigo são as culturas mais afetadas. O total de produtores atingidos nessas atividades soma 5.300.

Com relação à produção de frutas, 200 produtores tiveram 1.500 hectares atingidos, que resultaram em 2.900 toneladas de produto perdido ou comprometido em sua qualidade, especialmente frutas cítricas (laranja e bergamota) e caqui. Na horticultura, 3.700 produtores tiveram sua produção olerícola prejudicada, em especial 1.102 produtores de folhosas (alface, couve, repolho etc.), que perderam 916 toneladas de produto. Além disso, 150 agricultores tiveram sérios prejuízos em 800 hectares de suas plantações de batata, que resultaram em 1.600 toneladas perdidas.



Todas imagens
  • Autor: Seduc RS
  • Imagens: Divulgação Emater

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!