Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Mais da metade dos brasileiros tem excesso de peso, aponta pesquisa do IBGE

Data da Noticia 21/08/2015

 

 

Mais da metade dos brasileiros tem excesso de peso, aponta pesquisa do IBGE

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE, mostrou que 56,9% dos brasileiros com mais de 18 anos têm excesso de peso, o que indica que 82 milhões de pessoas em todo o país apresentaram índice de massa corporal superior a 25.

Segundo o estudo 24,4% das mulheres adultas era obesa em 2013, enquanto, entre os homens, a porcentagem era de 16,8%.

O documento também revelou que apenas 2,5% da população têm déficit de peso, ou seja, índice de massa corporal inferior a 18,5.

A PNS indicou que 15% das mulheres entre 18 e 49 anos, sexualmente ativas e que ainda menstruam já sofreram um aborto espontâneo, e só 2,1% das brasileiras declarou que ele foi provocado.

O relatório também mostrou que nos últimos dois anos a metade dos nascimentos ocorreu por cesariana, um número elevado que levou o governo a iniciar uma campanha para estimular o parto natural.

Segundo o documento, as brasileiras engravidam pela primeira vez em média com 21 anos, mas nas mulheres com menos escolaridade essa faixa cai para os 19 anos.

Outro dos aspectos tratados no estudo é o das revisões. 60% das mulheres entre 50 e 69 anos declarou ter realizado uma mamografia nos dois anos anteriores à pesquisa.

O PNS revelou, ainda que 6,2% da população adulta tinha pelo menos uma deficiência intelectual, física, auditiva ou intelectual.

A publicação, realizada com supervisão do Ministério da Saúde, contou com três períodos, o primeiro divulgado em 2014, quando foram apresentados dados sobre estados de saúde, estilo de vida e doenças crônicas.

Na segunda etapa, divulgada em junho, foram oferecidos números sobre os serviços de saúde, acidentes e violência.

Para a realização da pesquisa foram visitadas 81.767 casas em todos os estados brasileiros no segundo semestre de 2013, e 62.986 aceitaram responder ao questionário do IBGE.



Todas imagens
  • Autor: Terra
  • Imagens: Internet

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!