Agora: Preferência Musical Com: Agora: Preferência Musical Com:

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Mais de 400 pessoas já participaram dos passeios da Festa Di Bacco

Data da Noticia 11/02/2017
Turistas tem a oportunidade de conhecer belas paisagens, degustando uvas e a gastronomia típica italiana

Um lugar que demonstra através da simplicidade e da simpatia das pessoas as belezas de Erechim. O passeio turístico pelo Vale dos Parreirais integra a programação da XVI Festa Di Bacco e é uma oportunidade para que as pessoas conheçam a cidade, assim como para a população local, para que possa ser turista por um dia, observando com outros olhos as belezas da região. De acordo com o diretor de Cultura e Turismo da Prefeitura de Erechim, Gleisson Assis, mais de 400 pessoas já participaram do passeio pelo Vale dos Parreirais. “A procura pelos passeios tem sido muito boa, acima das expectativas. Para o próximo ano pretendemos melhorar ainda mais, criando mais um roteiro turístico”, destacou.

O passeio tem inicio no Estádio Colosso da Lagoa, onde a turma de turistas é reunida e antes da partida é feito um brinde em homenagem a todos. Após todos embarcarem, durante o trajeto, o técnico da Emater e coordenador de Turismo da Festa Di Bacco, Walmor Gasparin, vai contando um pouco da história da região. Das dificuldades enfrentadas pelos produtores de uvas, que no passado viam sua produção tornar-se em vinagre. Gasparin destaca o trabalho para o desenvolvimento de uma produção de uvas finas de mesa, da criação de agroindústrias, informando das quatro vinícolas da região sendo a Bandiera, Batistela, Guarnieri e Slongo. “É importante as pessoa conhecerem melhor e apoiem os produtores. Já vieram participar do passeio pessoas de outras cidades, estados e de outros países que ficam encantados pelas paisagens e pela nossa gastronomia”, contou Walmor.

A primeira parada do passeio ocorreu na Linha Batistella, propriedade de Olinto Batistella de 73 anos, que recebeu o grupo contando um pouco do seu trabalho e história de sua família. Após conhecer o local onde são armazenados os vinhos e o parreiral, o grupo pegou estrada novamente para conhecer a propriedade de Avelino Bianchi. O produtor com sua esposa Alaídes, contou sobre o amor pelo trabalho com as uvas, e sua relação com a cultura italiana. Após o grupo pode degustar as uvas, sendo retiradas no momento do parreiral para a apreciação dos turistas.

O próximo local a ser conhecido, é o “Morro do Vicini”, onde há em seu ponto mais alto uma belíssima vista para os vales, no local há um monumento em alusão às uvas através de dois garrafões de vinho de aproximadamente cinco metros de altura. No topo do morro é feito o chamamento ao Bacco “Deus do Vinho”.

O passeio encerrou com no Café Colonial Andreolla Farina , com diversos pratos típicos da gastronomia italiana. “É um passeio muito bom, sou de Erechim e nunca tinha feito, vale a pena para relembramos o passado”, contou a aposentada Nair Miozzo.

Conforme o professor aposentado Luiz Skowronski  o Passeio pelo Vale dos Parreirais é gratificante também pela companhia das pessoas. “É importante para mantermos essa cultura, lembramos o passado e podermos ver de perto os parreirais cheios de uva, muito bom mesmo”, finalizou.

Os passeios encerram no dia 17 de fevereiro, cada roteiro integra diferentes propriedades. Informações sobre horário e reserva de lugares podem ser feitos através dos telefones (54) 3522-3479 (com Assis), ou (54) 999779537 (com Walmor).

Comercialização acontece neste domingo

A XVI Festa Di Bacco continua com a comercialização ocorrendo todos os domingos das 14h às 19h30 no Seminário Nossa Senhora de Fátima. Uvas e derivados, além de embutidos, panifícios, artesanatos e flores estarão em exposição. “Convidamos a comunidade a estar presente participando e prestigiando nossos produtos”, destacou o presidente da XVI Festa Di Bacco Adilson Szady. 



Todas imagens
  • Autor: Jéssica França/Festa Di Bacco
  • Imagens: Jéssica França/Festa Di Bacco

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!