Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Megaoperação combate o tráfico de drogas em Erechim

Data da Noticia 17/12/2015
Segundo informações preliminares, seriam cumpridos pelo menos 60 mandados de busca e apreensão

A Polícia Civil e a Brigada Militar (BM) desencadearam no início da manhã desta quinta-feira, 17 de dezembro, uma megaoperação contra o tráfico de drogas, em Erechim.

A ação, que resultou na prisão de 24 pessoas, iniciou por volta das 6 horas e contou com a participação de 138 policiais da região Alto Uruguai e de Passo Fundo, dezenas de viaturas, um helicóptero e um cão farejador.

Para a polícia, a operação um sucesso. “Todos os mandados de prisão foram cumpridos e ainda apreendemos uma considerável quantia de drogas”, contou em entrevista coletiva o delegado titular da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Erechim, Gustavo Vilasbôas Ceccon.

Já o delegado Regional, Gerson Cavedine Fraga, frisou os bons resultados alcançados com a integração que existe entre a Polícia Civil e a Brigada Militar na região. “Quem ganha é a sociedade. Hoje conseguimos tirar alguns indivíduos das ruas e aumentar a sensação de segurança para a comunidade”.

O comandante do 13º BPM, tenente coronel Pedro Wilson Pacheco, também ressaltou a parceria entre as duas forças policiais, lembrando que ela é constante e não acontece apenas durante as operações.

“Não podemos ficar lamentando a falta de efetivo, precisamos agir e essa união entre as policias tem dado uma resposta para a sociedade”.

Pacheco elogiou ainda a participação da comunidade, que tem colaborado com denuncias ao telefone de emergência da BM, 190.

Segundo o delegado Ceccon, foram 11 meses de uma investigação que envolveu o Setor de Inteligência da BM e a Defrec, havendo neste meio tempo uma constante troca de informações até ser possível chegar às prisões dos suspeitos.

Durante a ação os policiais estouraram 16 pontos de venda de drogas em quatro bairros: São Cristóvão, Cristo Rei, Presidente Vargas e São Vicente de Paula. “No São Cristóvão havia dois locais com maior movimentação, um vendia principalmente cocaína e o outro crack”.

Ceccon contou que o ponto responsável por vender cocaína atendia uma clientela de maior poder aquisitivo. “Facilitava para eles (usuários), pois não precisavam se deslocar até pontos mais distantes nos outros bairros”.

Durante a coletiva, os policiais lembraram que, atacar o tráfico de drogas, também é combater outros crimes, como furtos e roubos, já que a maioria dos usuários se utiliza destes meios para conseguir o dinheiro que possibilita a aquisição dos entorpecentes. Eles contaram que vários usuários de crack, que compravam a droga no bairro São Cristóvão, saíam do local e iam cometer furtos na área do Seminário de Fátima e Avenida Sete de Setembro para em seguida, voltar até o ponto de vendas e adquirir mais drogas.

Ceccon contou que durante a investigação um fato chamou atenção dos policiais. Em um dos pontos de vendas, no bairro Cristo Rei, havia tantos usuários que os mesmos chegavam a formar fila para comprar crack.

Os 24 presos, que ainda não tiveram os nomes divulgados, devem responder por tráfico de drogas e associação para o tráfico. A quantidade de drogas apreendidas ainda está sendo contabilizada e o total também não foi divulgado.

Questionados sobre o fato de várias mulheres terem sido presas na operação, os delegados e o comandante do 13º BPM, disseram que isso não é mais uma surpresa. “Acostumamos a ver as mulheres tomando seu espaço no crime”, disse Ceccon.

Ele contou que a maioria das presas possui relacionamento afetivo com o traficante e por muitas vezes acabam tomando conta do ponto de vendas quando o companheiro é preso.

 

Outro ponto que gera preocupação entre os policiais é o envolvimento de toda a família no tráfico. “A venda de drogas gera dinheiro fácil, então, muitas vezes a mulher participa e o pai ensina o filho”, concluiu o delegado Fraga.



Todas imagens
  • Autor: BV Online Alan Dias
  • Imagens: Defrec / Divulgação

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!