Agora: Show da Tarde Com: Laura Bohm Agora: Show da Tarde Com: Laura Bohm

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Mesmo com chuva, Edegar Pretto discursa na praça para militantes de movimentos sociais

Data da Noticia 31/01/2017
Ato Popular de Posse começou com sol na Praça da Matriz

A chuvarada que caiu no final da tarde de hoje (31) em Porto Alegre não impediu que o recém-eleito presidente da Assembleia Legislativa, Edegar Pretto (PT), discursasse para as quase duas mil pessoas que se concentraram em frente de um palco improvisado no obelisco da Praça da Matriz. Sob forte chuva, o petista reafirmou seu compromisso com os direitos dos trabalhadores e prometeu honrar a tradição de lutas de que é herdeiro. “Sou herdeiro dos que lutaram antes de mim, dos que construíram o maior movimento social da América Latina e vou honrar essa luta em defesa do povo trabalhador”, afirmou para o público que teimava em permanecer na praça apesar do mau tempo.

Grupos de pessoas procuraram abrigo sob árvores, na entrada do prédio da Assembleia ou transformaram bandeiras em capas de chuva. Tudo para acompanhar o ato popular de posse do novo presidente do Parlamento gaúcho. Foi a primeira vez que um presidente do Legislativo participou de uma cerimônia na rua após a eleição e posse formal. Ao contrário do que aconteceu no Plenário, Edegar Pretto tirou o paletó, a gravata e os sapatos e calçou um par de sandálias entregue pelo ex-governador Olívio Dutra com a recomendação de que o calçado chegue ao final de 2017 “empoeirado pela longa jornada em busca de dias melhores”. “A atitude representa a leveza das vestimentas em contraste com a firmeza de princípio e a determinação da luta”, explicou a mestre de cerimônias, uma integrante do assentamento urbano de Eldorado do Sul.

Antes de discursar, Pretto cantou o clássico O Colono, de Teixeirinha, acompanhado pelo grupo musical Cantadores do Povo. O músico Antônio Gringo também apresentou diversas canções ao longo da cerimônia.

Setores sociais

O ambientalista Leonardo Melgarejo foi o primeiro representante dos setores sociais a se manifestar no ato popular. Ele afirmou que a eleição de Edegar Pretto para a presidência do Legislativo representa a retomada do espírito de participação coletiva no Rio Grande do Sul. A militante feminista Télia Negrão falou sobre a importância do combate à violência contra as mulheres e defendeu a ideia de que a crise política deve ser combatida com democracia. Em nome dos povos tradicionais, a Iyà Vera Soares foi a última representante da sociedade a falar. Ele pediu tolerância e respeito e anunciou, logo que as primeiras gotas de chuva caíram, que Yemanja mandava “água para limpar o coração dos homens” As manifestações dos demais militantes socias não ocorreram por causa do mau tempo. Ainda estavam previstos para falar o presidente da CUT, Claudir Nespoli; a artista plástica Zorávia Betiol e o militante da Via Campesina Cedemir de Oliveira.



Todas imagens
  • Autor: Notícia em Destaque ALRS
  • Imagens: Marcelo Bertani - ALRS

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!