Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

MP denuncia nove pessoas pela venda de palmito impróprio no Vale do Rio Pardo.

Data da Noticia 22/09/2016
Citados foram alvo da operação Jussara 2, deflagrada no início deste mês.

O Ministério Público denunciou à Justiça de Vera Cruz, no Vale do Rio Pardo, nove investigados pela Operação Ju$$ara 2, deflagrada em 9 de setembro. Nesse dia, o MP cumpriu mandado de prisão preventiva contra um empresário que segue recolhido no Presídio Central –, além de cinco medidas alternativas à prisão e sete de busca e apreensão nas cidades de Vale do Sol, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo e Canoas.

Conforme as investigações, a esposa do empresário, e o filho do casal, formaram uma organização criminosa que, entre novembro de 2015 e setembro de 2016, em Vera Cruz, vendeu ou expôs à venda palmito da espécie Juçara em desacordo com as prescrições legais ou sem a respectiva classificação oficial. 

Laudos de amostras coletadas na Operação apontaram que as conservas tinham pH em torno de 4, ou seja, acima do permitido. O nível de acidez torna o palmito impróprio ao consumo humano, já que esse nível de acidez pode ocasionar a proliferação da bactéria botulínica, que causa o botulismo (cuja implicação é o comprometimento progressivo do sistema nervoso e paralisia dos músculos respiratórios, o que pode levar à morte).

O promotor que coordena o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Segurança Alimentar, Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, assinou a denúncia.



Todas imagens
  • Autor: Correio do Povo
  • Imagens: Ilustrativa

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!