Agora: Só Bandas Com: Felipe Kaplan Agora: Só Bandas Com: Felipe Kaplan

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Município de Gaurama promove palestra com autor Rodrigo Trespach

Data da Noticia 17/02/2024

O Governo Municipal de Gaurama, através da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo e do Museu Municipal Irmã Celina Schardong, promoveu na última sexta-feira (16/02), uma palestra com o professor, historiador e escritor Rodrigo Trespach, em alusão aos 200 anos de imigração alemã ao Rio Grande do Sul, comemorado em 2024. O evento também faz parte das comemorações de 70 anos de Emancipação Politico-Administrativa de Gaurama.

A palestra ocorreu na Câmara de Vereadores e foi separada em dois momentos: pela parte da manhã como formação para os professores, e à noite aberto a toda a comunidade.

Rodrigo Trespach é autor de 17 livros, dentre eles a coleção "Histórias não (ou mal) contadas" e "1824". Durante a palestra, o autor abordou como os alemães vieram parar no Brasil, criaram as primeiras colônias, e participaram do surgimento da Igreja Protestante.  Além disso, Trespach enfatizou a importância de transformar a informação em conhecimento, elaborando este processo através da leitura, com o exercício de verificar as fontes e confrontar as ideias. O evento gerou grande identificação por parte do grupo que assistia, e ao final a população pôde compartilhar histórias que ouviram de seus pais e avós.

Na oportunidade, o Prefeito Leandro Márcio Puton salientou a importância de entender o processo de colonização da região do Alto Uruguai no início do século XX,  realizando um resgate histórico daqueles que trabalharam em prol da formação da nossa comunidade.



Todas imagens
  • Autor: ASCOM PM Gaurama
  • Imagens: ASCOM PM Gaurama

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!