Agora: Preferência Musical Com: Agora: Preferência Musical Com:

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Museu Municipal Irmã Celina Schardong é reaberto em Gaurama

Data da Noticia 19/06/2016
A noite de sexta feira (17) entrou para história de Gaurama e região com a reabertura do Museu Municipal Irmã Celina Schardong, no prédio centenário da antiga Estação Ferroviária de Barro.

O evento primeiramente aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores que ficou pequena com a grande participação do público de gauramenses e também de representantes da região.

O protocolo iniciou com o Coral Vida e Canto cantando o hino de Gaurama e logo após foi apresentado um áudio visual de prestação de contas das atividades, recursos utilizados e a sequência cronológica dos trabalhos de restauração através de um acervo fotográfico.

A servidora pública municipal Elisiane Gnovatto falou dos esforços e da importância da cultura e a preservação da memória histórica da criação do município. Também destacou a importância do trabalho da Professora Mestra e Historiadora Gladis Wolff para a concretização da restauração do museu.

Falando pela família do Professor Boleslau Wenclewski, que foi um dos primeiros professores de Gaurama e recebeu justa homenagem, na área externa do Museu onde sediará ações voltadas à educação e cultura, sua neta Nelci Borça, destacou o orgulho dos familiares com a lembrança, tanto que estavam todos presentes.

Finalizou o cerimonial na Câmara de Vereadores o prefeito municipal de Gaurama Gilmar Saccomori, que enfatizou a obra de restauração e entrega do Museu Municipal como uma das mais importantes obras de sua administração por sua representatividade e contexto histórico e cultural na formação do município.

No intervalo das falas os participantes foram presentados com apresentação do Coral Vida e Canto de Gaurama com a competência e performance habitual.

Logo após todos foram convidados a fazer a visitação inaugural do Museu Municipal e puderam constatar e se encantar com a beleza do acervo cultural e histórico que está em harmonia com o prédio centenário.

UM POUCO DA HISTÓRIA

O Museu Irmã Celina Schardong de Gaurama, foi criado através da Lei Municipal n.º 1.417/1987. Desde o ano de 2006 está instalado na antiga Estação Ferroviária, edificada em 1910, ano da inauguração da Ferrovia São Paulo-Rio Grande. Construída pela empresa belga Auxiliaire de Chemins de Fer, ela centralizou a ocupação do espaço que formou a Vila de Barro, depois Gaurama. É tombada pelo patrimônio Histórico Municipal através da Lei n.º 2.164/1999. Foi a primeira construção em alvenaria do núcleo colonial em formação, e representa um marco histórico e cultural do município. Com o processo de desestatização em 1997, a ferrovia foi desativada.

ATIVIDADES AO PÚBLICO

O Museu Municipal desde 2009 passou a fazer parte do Catálogo Nacional de Museus, participando anualmente da Semana Nacional de Museus. Além da recepção e orientação a visitantes proporciona sistematicamente exposições temáticas, visitas guiadas e atividades para estudantes e grupos, recebe acadêmicos. Orienta para pesquisa histórica e as divulga, edita publicações e atividades de educação museal e propicia estágios à universitários.

PROJETOS CULTURAIS/FINANCIAMENTO

Em 2013, em processo de concorrência pública, o Município de Gaurama foi  contemplado com o Projeto Pró-Cultura FAC dos Museus da Secretaria de Estado e Cultura, o que propiciou para o Museu Irmã Celina Schardong, a reforma geral das instalações elétricas e a restruturação de estruturas como paredes e aberturas. Estas atividades foram realizadas em parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul, que desenvolveu referências de parâmetros técnicos adaptados ao ambiente museal, visando à conservação do acervo, e ao  caráter histórico-patrimonial da Estação Ferroviária. O espaço externo do entorno do Museu, recebeu iluminação, calçada com acessibilidade e ajardinamento, harmonizando e qualificando o conjunto arquitetônico.

Fonte: Museu Municipal Irmã Celina Schardong 

 

 



Todas imagens
  • Autor: Edison Demarco/Comunidade FM
  • Imagens: Leonardo Deggerone/Comunidade FM

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!