Agora: Preferência Musical Com: Agora: Preferência Musical Com:

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Nem o mau tempo atrapalhou o sucesso da 11ª edição da Romaria de Nossa Senhora Aparecida em Gaurama

Data da Noticia 14/10/2017
Na sua 11ª edição a Romaria em honra a Nossa Senhora Aparecida em Gaurama, superou a expectativa dos organizadores e reuniu grande público nos momentos de fé e religiosidade, como também na parte social.

O objetivo inicial da festa de Nossa Senhora Aparecida, foi vincular a questão religiosa com o tradicional Clube Ipiranga, do Bairro Ipiranga, envolvendo as famílias para que participassem da vida social do clube, pois só participavam os jogadores e apreciadores do futebol. Com o aumento das graças e promessas alcançadas pelos devotos começaram a ver como romaria e não simplesmente festa.  

Além do Bairro Ipiranga buscou-se a integração com os bairros vizinhos Linda Morada, Vila Verde e Chaminé. Juntos criaram o conselho comunitário com representantes de todos os bairros que são responsáveis pela organização da parte religiosa e social do evento.

Nas primeiras edições os representantes dos bairros faziam caravana e filó nas comunidades do interior, indo de ônibus para divulgar e compartilhar a religiosidade e a fé na santa que é a padroeira do Brasil e tem muitos devotos. Os dias de tríduos ficavam a cargo de duas comunidades do interior e no último dia era sempre a cargo do Conselho Comunitário dos bairros. Em todas foram realizadas procissões luminosas nas noites do tríduo. Na parte social, nas primeiras duas edições, resgataram a realização do matiné à tarde no encerramento da romaria e se mantem até hoje.

Sempre inovando, nos últimos dois anos foram convidados grupos organizados do município que foram responsáveis pela parte religiosa. Neste ano os responsáveis pelas três noites foram: 1º Dia de tríduo – CTG Sinuelo dos Ervais de Gaurama; 2º Dia de tríduo – Grupo Italiano Modesto e Nicola de Viadutos e Gaurama; e 3º dia de tríduo – Conselho Comunitário dos Bairros.

A cada noite de celebração do tríduo um público de mais de 100 pessoas participou reafirmando e fortalecendo sua fé e devoção a santa.

No dia 12, dia da Romaria, o mau tempo foi predominante, mas não impediu que mais de 1.500 fiéis passassem pelo oratório, junto ao campo do Ipiranga para participarem da missa celebrada pelo Padre Ivacir Franco abrilhantada com a participação do Coral Vida e Canto de Gaurama.

Tudo começa com a procissão de motoqueiros e veículos que sai da Igreja Matriz, passa pelo Residêncial Maria Bernarda, junto ao Hospital Santa Isabel, passa pelo bairros que compõem o conselho comunitário, até chegar ao oratório no Clube Ipiranga.

Neste ano, no almoço, além da tradicional carne de gado e suíno serviram espetos de galeto, o que foi muito bem aceito. Foram comercializados mais de 770 kg de carne. A tarde para encerrar as atividades aconteceu o esperado matiné.

 



Todas imagens
  • Autor: Edison Demarco/Comunidade FM
  • Imagens: João Darci Resende

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!