Agora: Expresso Bandas Com: Laura Bohm Agora: Expresso Bandas Com: Laura Bohm

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

No RS, já são 209 municípios gaúchos em situação de emergência pela estiagem

Data da Noticia 13/01/2022
Desde 6 de dezembro, 231 prefeituras relataram algum tipo de prejuízo

Chegou a 209, nesta quarta-feira, o número de cidades gaúchas pedindo socorro às autoridades em razão da estiagem. A sequência de meses sem chuva suficiente provoca perda bilionária para produtores de culturas como o milho e a soja e deixa centenas de comunidades rurais sem acesso a água potável. O grupo de cidades em situação de emergência equivale a 42% do total (497). Os decretos mais recentes vieram das prefeituras de Boa Vista do Buricá, Bossoroca, Farroupilha, Flores da Cunha, Maximiliano de Almeida e Nova Candelária.

Também aumentou para 47, nesta quarta, o número de municípios com decreto reconhecido pelo governo federal. Em nível estadual, 52 tiveram a documentação homologada pelo Palácio Piratini. Desde 6 de dezembro, 231 prefeituras relataram algum tipo de prejuízo em função da estiagem.

Na manhã desta quarta, entidades representativas da agropecuária no Rio Grande do Sul, como a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), a Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/RS), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado (FecoAgro/RS), entregaram à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em Santo Ângelo, um documento ressaltando as dificuldades que a estiagem vem trazendo ao setor.

 



Todas imagens
  • Autor: Rádio Guaíba
  • Imagens: Divulgação

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!