Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Nomeação do Papa: diocese de Caçador, em Santa Catarina, tem novo bispo

Data da Noticia 30/06/2021
Nesta quarta-feira (30), Francisco nomeou o Pe. Cleocir Bonetti, do clero de Erexim/RS, como bispo da diocese de Caçador, em Santa Catarina. O vigário geral, natural de São Valentim/RS, vai assumir o governo pastoral no estado vizinho, com diocese va

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (30) o novo bispo para a diocese de Caçador, no estado de Santa Catarina, cidade com quase 80 mil habitantes, a mais populosa da região metropolitana do Contestado. O município fica a 400 Km da capital Florianópolis. O Padre Cleocir Bonetti, do clero de Erexim/RS, então, até agora vigário geral da mesma diocese, é o novo bispo do governo pastoral da diocese de Caçador.

 

A biografia de Pe. Bonetti

Cleocir Bonetti nasceu em 7 de agosto de 1972 em São Valentim, no Rio Grande do Sul. Estudou Filosofia no Seminário Maior de Viamão/RS e Teologia no Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo/RS, o ITEPA. Ainda tem pós-graduação em Psicopedagogia, em Viamão, e mestrado em História da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, na Itália (2005-2008).

Em 6 de fevereiro de 1999, foi ordenado sacerdote e incardinado na diocese de Erexim, onde se ocupou das seguintes funções: assistente do Seminário Menor Nossa Senhora de Fátima (1999-2001); vigário paroquial da Paróquia de São Cristóvão em Erexim/RS (2002-2005); reitor do Seminário Maior (2009-2014); pároco das Paróquias de Nossa Senhora do Rosário, em Barão de Cotegipe/RS (2015-2016), e de São Tiago em Aratiba/RS (2016-2017).

Até agora o Pe. Cleocir Bonetti foi vigário geral, professor de História da Igreja no Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo/RS, representante do clero de Erexim e coordenador da Comissão dos Presbíteros do Regional Sul 3 da CNBB.

 

A mensagem da presidência da CNBB

"Estimado Monsenhor Cleocir Bonetti,

Conferência Nacional dos Bispos Brasil (CNBB) recebe com alegria a sua nomeação como novo bispo da vacante diocese de Caçador (SC). Agradecemos ao Papa Francisco por mais esta nomeação que fortalecerá a presença da Igreja no regional Sul 4 da CNBB.

Transmitimos nossos votos de boas-vindas ao episcopado brasileiro recordando trechos da fala do Papa Francisco na Solenidade de São Pedro e São Paulo, dia 29 de junho último, ao se dirigir aos fieis da janela de seu escritório no Palácio Apostólico. O Santo Padre encorajou a seguir o testemunho de vida de Pedro e Paulo, pedindo-nos para nos “colocarmos em jogo”, com transparência, fazendo uma Igreja “mais próxima ao povo, profética e missionária”.

“As testemunhas não se perdem em palavras, mas dão fruto. Não se queixam dos outros e do mundo, mas começam por si próprias. Lembram-nos que Deus não deve ser demonstrado, mas mostrado; não anunciado com proclamações, mas testemunhado com o exemplo”, reforçou o Sumo Pontífice.

Desejamos que seu ministério como bispo da diocese de Caçador seja profícuo em bênçãos e frutos!"

Áudios da Notíca


Todas imagens
  • Autor: Andressa Collet - Vatican News
  • Imagens: Vatican News

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!