Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Novembro Azul: Cuidado e autocuidado são fatores de proteção

Data da Noticia 05/11/2020
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) destaca que a partir dos 45 anos os homens devem fazer exames preventivos para detecção da doença.

Conforme o Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, entre 2014 e 2018, no Estado, a cada 100 mil homens, foram registrados 20,17 óbitos por câncer de próstata.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) destaca que a partir dos 45 anos os homens devem fazer exames preventivos para detecção da doença. O Rio Grande do Sul tem cerca de 1,7 milhão de homens nessa faixa etária.

O coordenador da Política de Saúde do Homem da Secretaria da Saúde (SES), Carlos Antônio da Silva, afirma que o melhor remédio é a prevenção. “Cuidado e autocuidado são fatores de proteção”, aconselha. E acrescenta que os homens devem buscar atendimento nos serviços de saúde não apenas em novembro, mas em todos os meses do ano.

FATORES PREVENTIVOS

• Praticar atividade física, manter peso corporal adequado, evitar fumo e derivados do tabaco e consumo de bebidas alcoólicas;

• Fazer higienização íntima e observação do órgão genital;

• Uso de preservativo;

• Buscar avaliação médica periódica e avaliação médica específica na primeira percepção de sinais e sintomas suspeitos.

Criado em 2003, o Novembro Azul foi definido nesse mês porque 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Neste ano, o Ministério da Saúde recomenda que a data também seja destinado à conscientização dos riscos ao câncer de pênis, que representa 2,1% de todas as neoplasias masculinas no Brasil. Está associado à infecção pelo papilomavírus humano (HPV).

O Novembro Azul de 2020 também faz alusão aos riscos do câncer de boca que, conforme o ministério, nos homens é mais comum acima dos 40 anos.

 



Todas imagens
  • Autor: Assessoria Gov/RS
  • Imagens: Assessoria Gov/RS

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!