Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

O clima nos difere

Data da Noticia 01/06/2016

               

Na imensidão de nosso país, cujo território possui dimensões continentais, cada região pode ser concebida como uma nação à parte, por seus aspectos climáticos, históricos e culturais. O Sul não foge à regra; antes, a reforça. Vejamos como.

A cultura gaúcha é vista por muitos como uma das mais ricas, por sua originalidade e distinção.Entenda-se cultura em seu sentido geral, englobando todas as manifestações conhecidas.Partindo do dialeto, passando por artesanato, culinária, música e tradições, nossa região não se assemelha a nenhuma outra circunvizinha.

Parece óbvio, e de fato é, que isso decorre da colonização européia, sobretudo alemã e italiana, e da influência andina. Então, onde o clima sulino entra como fator determinante para a formação e evolução de nossa cultura? A resposta é deveras simples: Foi o clima que atraiu os já citados imigrantes, apresentando condições semelhantes às européias e possibilitando aos mesmos a preservação de seus costumes.

Como exemplo da relação que tento aqui demonstrar, tomemos a culinária típica italiana, raiz preponderante da gaúcha atual. Poderia ela ter se mantido numa terra imprópria para o cultivodo trigo e da uva? É certo que não. Ainda no mesmo contexto, se pode citar o vestuário e a arquitetura como outros aspectos culturais que encontraram por aqui um álibi para sua preservação.

Portanto, não vejamos o inverno apenas como a estação da geada e das viroses, mas, sobretudo,como a origem de nossa riquíssima e inconfundível cultura. Para os meses que se seguem, fica a sugestão: um bom vinho e boas prosas em família.



Todas imagens
  • Autor: Gerson Dickel
  • Imagens: internet

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!