Agora: Verdade em Destaque Com: Vergínio Gansava Agora: Verdade em Destaque Com: Vergínio Gansava

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

O papel do rádio na construção da identidade nacional

Data da Noticia 11/08/2016
Evoluções e desafios de um veículo quase centenário

Ele está em toda parte. Do despertar ao cair no sono, é a companhia de muitos; resistiu ao tempo e aos avanços da tecnologia e continua sendo um dos mais importantes veículos de comunicação em massa. O rádio aproxima pessoas, alegra o dia a dia e, a quase um século, difunde cultura e informação em terras brasileiras.

A história desse meio no Brasil teve início em setembro de 1922, quando foi realizada a primeira transmissão; mas foi na década seguinte o maior crescimento do segmento, com o surgimento das primeiras emissoras e redes, o que possibilitou grande expansão em todo o território nacional.

Além de noticiar fatos e disseminar informações com maior velocidade, o evento do rádio foi marcante para a música brasileira, que encontrou nele o melhor caminho para sua expansão. Artistas de todo o país o tiveram como a grande ferramenta de massificação para seus lançamentos. Com isso, a combinação entre música e informação, levada ao ar por belas vozes, atingiu até os confins mais remotos de nossa nação, fazendo do rádio o meio de comunicação mais popular e acessível.

Na década de 1950, com o surgimento da televisão, o rádio perdeu espaço; já que aquela aliava o som à imagem, atraindo mais atenção do público. Porém, como a televisão permaneceu por vários anos como um privilégio da elite, o rádio seguiu sua expansão e evoluiu consoante aos avanços tecnológicos dos anos subsequentes.

Já a partir dos anos 2000, com a Era da Internet e o surgimento das primeiras redes sociais, parecia que o rádio não resistiria a mais uma drástica transformação técnica e social. Não apenas resistiu, como também assimilou as novidades a seu favor, repassando o conteúdo veiculado no ar para a Internet e redes sociais e assumindo um perfil mais dinâmico e flexível.

Porém, não há dúvidas de que o segredo de seu sucesso tão duradouro está na atmosfera que envolve as transmissões radiofônicas; no mistério do oculto, revelado apenas pela voz e na comunicação de caráter simples e direto, marcas registradas do sucesso.

 

 



Todas imagens
  • Autor: Gerson Dickel
  • Imagens: Internet

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!