Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Operação da Polícia Federal começou na manhã desta quarta-feira

Data da Noticia 16/08/2017

O Rio Grande do Sul amanheceu na mira da Operação Lava Jato, que até então concentrava suas ações no Rio, Brasília e até Paraná. Mais de 50 policiais federais desencadearam no início da manhã de hoje a operação Étimo, nas cidades de Porto Alegre, Glorinha, Canoas, Glorinha e Brasília.  

Operação Étimo visa combater crimes de lavagem de capitais, evasão de divisas, crimes contra o sistema financeiro nacional e corrupção. Foram autorizados pela Justiça Federal o sequestro de bens e o afastamento de sigilo dos investigados.  

Com dados obtidos a partir de compartilhamento das informações da 26ª Fase da Operação Lava Jato (Operação Xepa – deflagrada em março de 2016 pela PF no Paraná), foi possível aprofundar as investigações sobre esquema envolvendo a lavagem de dinheiro por meio de entidade associativa ligada a grandes empreiteiras. No decorrer do dia mais informações serão divulgadas sobre a operação.  

A instituição recebia das empreiteiras um percentual do valor de obras públicas realizadas no Estado. Contratos de assessoria entre a entidade associativa e empresas de fachada eram utilizados para dar aparência de legalidade às operações financeiras de retirada de valores dessa entidade. A Operação Étimo investiga a movimentação ilegal desses recursos no Brasil e no exterior, sua origem e sua destinação.  

O nome da Operação faz referência à origem das informações que possibilitaram o aprofundamento das investigações. Étimo é um termo que aborda a ideia de origem, que serve de base para uma palavra, a partir da qual se formam outras.



Todas imagens
  • Autor: Au Online
  • Imagens: Divulgação

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!