Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde terá a primeira turma de Doutorado

Data da Noticia 04/01/2024

Estão abertas as inscrições para a primeira turma do Curso de Doutorado em Atenção Integral à Saúde, ofertado de forma interinstitucional entre a UNIJUÍ, UNICRUZ e URI ERECHIM, na área Interdisciplinar. São 18 vagas que podem ser disputadas por candidatos formados na área da Saúde e que possuem o título de mestre. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de março de 2024, no site unijui.edu.br/ppgais.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPG) em Atenção Integral à Saúde dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: “Processos Saúde-Doença-Cuidado”, que investiga a atenção à saúde, nas diferentes fases do curso da vida e estuda, de forma interdisciplinar, os aspectos epidemiológicos, assistenciais e educacionais em saúde, com foco na proteção, cuidado, reabilitação e na prevenção de riscos, agravos, intercorrências e modalidades terapêuticas em saúde.

A segunda linha, “Processos Químicos e Biológicos em Saúde”, desenvolve pesquisa experimental e aplicada de forma interdisciplinar, investigando biomarcadores por meio de estudos in vitro, com modelos animais e com seres humanos, além de compreender a produção de conhecimentos científicos de forma a subsidiar e qualificar a atenção à saúde.

Segundo os coordenadores do PPGAIS, professoras Adriane Kolankiewicz (UNIJUÍ), Fernanda Dal’Maso Camera (URI ERECHIM) e professor Rodrigo de Rosso Krug (UNICRUZ), os doutorandos podem esperar uma formação de excelência. “Os estudantes terão uma formação científica de qualidade para atuar tanto na pesquisa, quanto no ensino e serviços de saúde. Ser desenvolvido em três instituições de ensino proporciona a oportunidade aos estudantes de usufruir da estrutura das Universidades, bem como, amplia o escopo dos professores, tendo em vista a diversidade de formação e experiências diversas, permitindo um olhar ampliado e interdisciplinar sobre a realidade, contribuindo para atenção integral à saúde”.

Além disso, o Doutorado em Atenção Integral à Saúde possibilita o diálogo e o desenvolvimento de trabalhos em parceria com pesquisadores de outros Estados e Países. “Isso permite um olhar ampliado ao Doutorando em formação e, desta maneira, aliado ao conhecimento científico e da sua formação de pesquisador, ele poderá contribuir para os avanços da ciência e qualidade da saúde da população brasileira, bem como, dos serviços de saúde nos diferentes níveis de atenção de maneira interdisciplinar com olhar integral ao sujeito, para o fortalecimento do sistema de saúde brasileiro, por meio de interações com pesquisadores do exterior”, destacam os coordenadores.



Todas imagens
  • Autor: Ascom URI
  • Imagens: Divulgação

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!