Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, é eleito presidente da AMAU

Data da Noticia 30/01/2023
Ele substitui o prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, que fez uma prestação de contas destacando os eixos estratégicos da Gestão 2022

A Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) elegeu nesta sexta-feira, 27 de janeiro, em Assembleia Geral Ordinária, a nova Diretoria Executiva e o novo Conselho Fiscal para o exercício 2023. A presidência ficou com o prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, que teve seu nome indicado pelo PTB. As duas vice-presidências, também indicadas por suas respectivas legendas PSDB e PT, ficaram com Geverson Zimmermann, Estação (1º vice), e Valdemar Cibulski, Itatiba do Sul (2º vice). A AGO teve como anfitrião o prefeito de Viadutos e vice-presidente da AMAU, Claiton dos Santos Brum, e foi realizada no Salão Social da Igreja local. O evento antecedeu a abertura oficial da Expo Feira Viadutos. O novo Conselho Fiscal também foi escolhido, ficando assim constituído: Titulares – Irineu Fantin (Republicanos) – Mariano Moro, Antonio Jorge Slussarek (Progressistas) – Áurea, Claudimir Paniz (MDB) – São Valentim; Suplentes – Marco Antonio Sana (PTB) – Ipiranga do Sul, Milto Vendruscolo (MDB) – Severiano de Almeida e Genoir Marcos Florek (PL) – Centenário.

Marcelo Arruda substitui o prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo (Progressistas), que se despediu do cargo agradecendo o apoio de todos e fazendo uma rápida prestação de contas, destacando os eixos estratégicos da sua gestão. “Em 2022 reforçamos a nossa união, nossa marca e nosso posicionamento. Vislumbramos uma AMAU mais integrada e preparada para o futuro, se desenvolvendo pela força da união dos vários municípios, várias culturas e muitas pessoas”, enalteceu, garantindo que a entidade vai continuar trabalhando de forma responsável e dentro dos princípios da administração pública.

EIXOS ESTRATÉGICOS

Soligo destacou as decisões colegiadas, por meio das assembleias realizadas. Citou as parcerias institucionais: com o CIRAU – adesão de 100% dos municípios da AMAU; URI – apoio à Escola AMAU de Educação e Gestão; Credenor – Consulta Popular; Escritório Regional de Turismo e Cooperativa de Bens e Serviços Turísticos do Norte Gaúcho, por meio do repasse de R$ 10 mil mensais; Cooperativas Sicredi e Alfa para aquisição da Touca Inglesa; Banco de Sangue e Unimed – apoio em campanhas; e o Colegiado de Primeiras-Damas.

Representação Estratégica

Segundo Soligo, a AMAU esteve representada em diversas solenidades em diferentes municípios, marcando presença em encontros e eventos. Reforçou a importância de a AMAU estar representada na Cúpula Mundial da Família 2022, realizada na sede das Nações Unidas, em Genebra/Suíça, evento promovido pela Organização Mundial da Família (WFO) e Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (Unitar); assim como no Lançamento da Universidade de Prefeitos, também em Genebra, organizada pelas duas entidades internacionais mais o Governo do Paraná. Conforme falou, a AMAU foi a única associação de municípios do Rio Grande do Sul presente. Participou também o presidente do CIRAU, prefeito de Jacutinga, Beto Bordin.

Articulação Política Institucional

Soligo enalteceu a participação em vários eventos e reuniões nas secretarias Estaduais, Governo do Estado, Famurs e outras entidades em busca de soluções para os municípios da região.

Apoio à Gestão Municipal

Foi dada continuidade aos Grupos de Trabalho Temáticos: Hospitais de Pequeno Porte e o Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus; e foram criados os de Energia Solar, Central de Transporte de Pacientes para Porto Alegre, Comitê Regional de Enfrentamento à Dengue e do SAMU.

Desenvolvimento de Competências dos Agentes Públicos

Dentro deste eixo, Soligo destacou como uma grande conquista a criação da Escola de Educação e Gestão da AMAU, desde o lançamento até a entrega de certificados para 160 profissionais dos 32 municípios da região, lembrando que tudo foi financiado pela Associação. De acordo com o presidente, uma ideia que surgiu em Genebra. Também foram realizados diversos cursos em parceria com a DPM para servidores municipais.

União e Integração

Na gestão 2022 foram realizados dois grandes eventos de integração: o 1º Encontro de Inverno e a Confraternização de Final de Ano.

Colegiado de Primeiras-Damas

Soligo não deixou de elogiar e agradecer o trabalho do colegiado de Primeiras-Damas com ações em prol da saúde regional, como a 2ª edição da Campanha “Eu Ajudo a Salvar Vidas”, que resultou na entrega de R$ 9.713,00 à Associação Beneficente dos Receptores de Sangue de Erechim (Banco de Sangue do Alto Uruguai) e a iniciativa de trazer para a Erechim a Touca Inglesa, que foi entregue oficialmente no dia 24 de janeiro ao Setor de Oncologia do Hospital Santa Terezinha. De acordo com Soligo, é o único hospital do interior do Estado a disponibilizar este equipamento, que evita a queda de cabelos quando em tratamento quimioterápico, exclusivamente para pacientes SUS.

Agradecimentos

Antes de encerrar, o prefeito de Getúlio Vargas agradeceu de forma especial aos seus vice-presidentes Nilton José Valentini, de Benjamin Constant do Sul, e Claiton Brum, de Viadutos, aos membros do Conselho Fiscal, aos assessores e funcionários da AMAU pelo apoio e colaboração. Ao finalizar agradeceu a todos os prefeitos e afirmou que “unidos seremos sempre melhores e mais fortes”.

PRIMEIRO PRONUNCIAMENTO DO NOVO PRESIDENTE

Em seu primeiro pronunciamento como presidente, Marcelo Arruda agradeceu aos colegas prefeitos, especialmente do partido que indicou seu nome, a família pelo apoio e compreensão, a equipe municipal de Barra do Rio Azul que estará apoiando e atuando durante as ausências do prefeito no município. Enfatizou o momento de união vivido pela entidade, que traduz em ações pelo desenvolvimento dos municípios. “Hoje podemos dizer que temos o olhar do Governo do Estado para nossa região. Temos muitos desafios neste ano, sendo que o primeiro é organizar uma audiência com o Governo do Estado e apresentar as demandas dos municípios. Queremos crescer juntos, pois nossa união é fundamental. Faremos uma gestão produtiva, buscar resultados”, destacou o novo presidente da AMAU, Marcelo Arruda. Também destacou a importância da AMAU manter a permanente interlocução com os Governos Estadual e Federal, e demais Poderes, assim como as articulações nas secretarias e ministérios que visam o fortalecimento dos municípios.

PRESENÇAS

A AGO da AMAU foi prestigiada pelo deputado estadual Gilberto Capoani, vice-prefeito de Viadutos, Giovan André Sperotto; presidente da Câmara de Vereadores de Viadutos, Vergílio Bicz, vereadores de Viadutos e Erechim, coordenador regional da Emater, Gilberto Tonello, representantes do Banrisul e da Ibramate – Instituto Brasileiro da Erva-Mate, além da Corte de Soberanas de Viadutos.

PRIMEIRA REPRESENTAÇÃO OFICIAL

O novo presidente da AMAU, Marcelo Arruda, participou e foi um dos oradores da abertura oficial da Expo Feira Viadutos, logo após a assembleia de eleição. Ele fez seu pronunciamento destacando a importância das feiras para os municípios. Saudou os organizadores e a comunidade pelo belo evento, desejando sucesso aos expositores e à administração municipal.



Todas imagens
  • Autor: Jornal Boa Vista
  • Imagens: Divulgação JBV

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!