Agora: Programação Musical Com: Programação Automática Agora: Programação Musical Com: Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Prefeitura de Erechim atende demanda dos agricultores para enfrentamento da estiagem

Data da Noticia 08/02/2022
Demanda da Comissão da Agricultura foi atendida, R$ 1 milhão de reais com juros subsidiados serão disponibilizados para o enfrentamento à seca

A Comissão da Agricultura de Erechim atua em prol dos agricultores e nesse momento difícil de perdas no campo devido à estiagem, a entidade que é formada por diversas associações e órgãos representativos buscou junto ao poder público auxílio para as famílias do município.

Na segunda-feira, dia 7 de fevereiro, ocorreu um encontro com lideranças da Comissão da Agricultura, com a participação do prefeito de Erechim, Paulo Pólis; representando a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, Jurandir Pezzenatto; o vereador Anacleto Zanella, que apresentou a Emenda Parlamentar dos 20% de subsídio junto a Câmara de Vereadores; além de demais vereadores, secretários municipais da Agricultura e da Administração e representantes do governo. O prefeito se sensibilizou com a situação dos agricultores e se comprometeu a verificar juridicamente a possibilidade de conceder um subsídio de 20% no recurso disponibilizado para enfrentamento da estiagem.

Essa poderá ser mais uma conquista da agricultura familiar. Já que a Prefeitura de Erechim, já havia encaminhado um Projeto de Lei Nº 27/2022 para aprovação na Câmara de Vereadores que previa o auxílio a famílias de agricultores. O projeto foi aprovado no dia 03 de fevereiro, dessa forma o município ficou autorizado a realizar convênio com instituições financeiras e subsidiar juros de financiamento, no plano de incentivo aos pequenos Produtores de Leite e Produtores de Subsistência, na aquisição de sacas de milho para o consumo animal, visando à suplementação de alimentação em razão da estiagem.

De acordo com um dos representantes da Comissão da Agricultura e coordenador do Sutraf Erechim, Adilson Szady, essa foi uma importante conquista. “É um recurso que vai ajudar muito a agricultura familiar. Além do recurso destinado para socorro às famílias, nesta segunda tivemos mais um apoio do governo Pólis, que ajudará com o subsídio de 20% do valor do financiamento para os agricultores. Enquanto o governo do estado e federal infelizmente não fazem nada para ajudar as famílias, é importante destacar medidas como essa de Erechim que com certeza vai ajudar minimizar as perdas causadas pela estiagem”, disse Szady.

Adelmir Gaiardo, da Cooperativa Nossa Terra, enfatizou que a agricultura familiar cumpre um papel muito importante na organização e desenvolvimento de toda a região, especialmente pela produção de alimentos. “Esta estiagem é muito forte, atinge todas as produções, e nós precisamos criar programas e estar envolvidos em processos de apoio que ajudem a fazer com que todos os agricultores do nosso município consigam se manter no campo”, destacou. Ele comentou ainda que é muito justo o município de Erechim criar esse mecanismo de incentivo à permanência do pequeno agricultor no campo, especialmente neste momento em que a atividade está inviabilizada pelas condições climáticas.

Martin Wintter, representante do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa) disse que a agricultura está enfrentando diversas mudanças climáticas, sendo um problema estrutural e que por isso é preciso soluções permanentes para minimizar os impactos. “Hoje vivemos um problema concreto e agudo, pois os agricultores não têm alimento para as suas criações, além das perdas na produção dos seus alimentos. Neste momento é necessária uma intervenção enfática para amenizar este problema”, disse ele.

Wintter comenta que a sociedade precisa pensar em projetos de médio e longo prazos, para mitigar as causas dos impactos dessas mudanças climáticas. Ações conservacionistas, buscando o reequilíbrio ecológico, de conservação dos recursos naturais nas unidades de produção da agricultura familiar, seja por plantio florestais, que ajudam na proteção do solo quanto do ciclo da água, que são fundamentais e necessárias para que a agricultura familiar se torne mais resistente a ocorrência destes fenômenos.

A Comissão da Agricultura continuará buscando auxiliar as famílias, debatendo pautas e promovendo ações junto ao poder público visando o auxílio e fortalecimento da agricultura familiar.

 

 

 

 



Todas imagens
  • Autor: Assessoria de Comunicação/Jéssica França
  • Imagens: SUTRAF

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!