Agora: Voz do Brasil Com: Programação Automática Agora: Voz do Brasil Com: Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Previsão climática aponta para chuva acima da média até março de 2016 no Sul do Brasil

Data da Noticia 22/12/2015

O fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS) atingiu sua maior magnitude, com valores que excederam 4°C em algumas áreas do Pacífico Equatorial Leste durante novembro. O índice oceânico que caracteriza a intensidade do fenômeno El Niño elevou-o a categoria muito forte no último trimestre (SON), igualando-o ao episódio ENOS de 1997-1998, o mais intenso no registro histórico até o momento. A distribuição espacial das anomalias de precipitação que mostrou déficit pluviométrico sobre grande parte das Regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil e superávit pluviométrico sobre a Região Sul e parte de São Paulo e Mato Grosso do Sul, no período de setembro a novembro, também foi observada durante a primeira quinzena de dezembro corrente. Destacou-se a diminuição da área com águas superficiais anomalamente aquecidas na região subtropical do Atlântico Norte, o que contribuiu para a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) em torno de sua posição climatológica no início de dezembro, porém com fraca intensidade. Ressalta-se que este sistema é o principal responsável pela ocorrência de chuvas no norte da Região Nordeste nos meses subsequentes.

A previsão por consenso para o trimestre janeiro a março de 2016 (JFM/2016) indica maior probabilidade do total trimestral de chuva ocorrer na categoria abaixo da normal climatológica em grande parte das Regiões Norte e Nordeste, com distribuição de probabilidade de 20%, 30% e 50%(correspondendo às categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica) para o nordeste do Amazonas, Roraima, Amapá centro-norte do Pará e do Maranhão; e de 25%, 35% e 40% na área que compreende o setor central do Amazonas, norte de Mato Grosso, Tocantins, norte de Goiás, centro-norte e oeste da Bahia, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e os sertões da Paraíba e Pernambuco. Para o sul do Mato Grosso do Sul, extremo sul de São Paulo e toda a Região Sul, a previsão indica maior probabilidade de totais pluviométricos no trimestre na categoria acima da normal climatológica, com distribuição de 45%, 35% e 20% para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica, respectivamente. As demais áreas do País (área cinza do mapa) apresentam baixa previsibilidade para o período, o que implica igual probabilidade para as três categorias. É importante mencionar que a maioria dos modelos numéricos avaliados reproduziu a atual condição de El Niño, principalmente no que se refere aos resultados da previsão de anomalia de precipitação sobre a América do Sul.

Ainda para o trimestre JFM/2016, a previsão por consenso indica maior probabilidade de temperaturas acima da média em quase todo o País. Para a Região Sul, as temperaturas podem ocorrer em torno a acima dos valores normais.



Todas imagens
  • Autor: De Olho no Tempo/ Cemaden
  • Imagens: Reprodução/Cptec/Inpe/NOAA

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!