Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Primeiras licenças ambientais após conquista do Licenciamento Pleno são oficializadas

Data da Noticia 25/08/2015
Três semanas após a assinatura do Convênio Ampliado com a FEPAM repassando a totalidade dos licenciamentos ambientais para o município de Erechim, no dia 5 de agosto em Porto Alegre, a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, libera as pri

Erechim é o 8º município do RS que recebe o Licenciamento Pleno

Conforme explica o secretário do Meio Ambiente, Mario Rossi, a agilidade percebida pelas empresas locais nestes primeiros dias do Licenciamento representa mais crescimento e desenvolvimento industrial para Erechim, além de aumento na receita pública com arrecadação de ICMS. “É importante destacar que o objetivo é dar maior agilidade ao processo de licenciamento ambiental, sendo que todos os trâmites legais são mantidos como protocolos das empresas e taxas das licenças”, explica Rossi.

Antes do licenciamento, a FEPAM demandava um tempo de 2 a 3 anos para aprovação de projetos. “O processo não vem para facilitar e sim para agilizar as etapas, cumprindo com a legislação vigente e norteado sempre pela responsabilidade socioambiental”, afirma Mario Rossi.

 

Saiba mais

O licenciamento pleno passou a ser desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente de Erechim a partir de 5 de agosto, com uma equipe composta por 10 profissionais das áreas de geologia, arqueologia, biologia, química, engenharia civil, diretoria técnica, além de agentes executivos.

As empresas deverão protocolar seus pedidos de licenciamento ambiental na Prefeitura – Setor de Protocolos – que encaminhará o processo para a equipe competente. As licenças obedecem rigorosos critérios de análise ambiental, técnica, além da legislação vigente.

O Licenciamento Ambiental é o procedimento administrativo realizado pelo órgão ambiental competente - que pode ser federal, estadual ou municipal - para licenciar a instalação, ampliação, modificação e operação de atividades e empreendimentos que utilizam recursos naturais, ou que sejam potencialmente poluidores ou, ainda, que possam causar degradação ambiental. 



Todas imagens
  • Autor: Secom/PME
  • Imagens: Arquivo/Secom/PME

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!