Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Produção de milho e pastagem irrigada apresenta excelentes resultados em Viadutos

Data da Noticia 26/04/2021

A Família Schneider, Arnei, Maria Inês e Irwing, do município de Viadutos tem muitos motivos para comemorar e partilha sua experiência. A alta produtividade obtida com a lavoura de milho irrigada na safra 2020/2021 trouxe ânimo para a família, que já planeja realizar investimentos na prática da irrigação, ampliando seu uso na propriedade para as demais culturas. “Nosso objetivo é utilizar os recursos naturais que dispomos de forma racional, planejada e com apoio da assessoria técnica, ampliando a área irrigada, a produtividade das culturas e a renda”, pontua Irwing Schneider.

Segundo o Extensionista Rural da EMATER-RS/ASCAR de Viadutos, Hernandes Rebelato, “O emprego da irrigação nos cultivos agrícolas, apresenta diversas vantagens, mas precisa ser bem dimensionada, planejada e assessorada tecnicamente. Além disso, a família precisa estar sempre atenta, pois é ela quem monitora de perto o método e o sistema. A irrigação supre deficiências totais ou parciais exigidas pelas plantas e seu uso tem por principal objetivo aumentar a produtividade ao passo que reduz perdas, colabora na mitigação dos impactos das secas, além de auxiliar na aplicação dos insumos necessários, entre outras”.

Na propriedade em questão o sistema utilizado foi de aspersores fixos com engate rápido. A área irrigada foi de 1,6ha com a cultura do milho e 8ha cultivada com pastagens destinada a produção leiteira. A região passou por uma seca prolongada na safra de 2020/2021 que afetou diversas culturas e criações. A média de produtividade do município de Viadutos para a cultura do milho foi de 88sacas/ha, porém no sistema irrigado a produtividade alcançada foi de 240 sacas/ha, ou seja, três vezes maior do que a média do município.

Segundo o Agricultor, Senhor Arnei, “A irrigação é um investimento que compensa” e deixa um recado para quem pensa em investir em irrigação “O retorno é garantido, pois não precisa depender das condições climáticas para conseguir obter bons resultados”.

O Extensionista da EMATER-RS/ASCAR, esclarece que antes de iniciar um projeto de irrigação a família deve estar ciente de que a propriedade necessita possuir água em abundância, dimensionada e utilizada de forma racional para o fim. Além disso, é preciso também estar atenta aos boletins climáticos e conhecer os períodos críticos de falta d’água para as culturas. Também ter em mente de onde serão captados os recursos para a implantação do sistema, programas governamentais, recursos próprios, além da mão de obra familiar disponível, fundamental para o sucesso da empreitada.

Hernandes pontua que “A irrigação na agricultura, moderniza os sistemas de produção, contribui com a melhoria e a padronização dos produtos, auxilia na oferta, regularização e disponibilidade de alimentos. Hoje, as famílias que investem na produção agrícola ou animal necessariamente precisam pensar muito na água, na sua disponibilidade e qualidade, no uso racional e especialmente na proteção”.

Pensando na disponibilidade de água nas propriedades, a equipe da EMATER-RS/ASCAR de Viadutos assinala às famílias para a necessidade de proteção, preservação e recuperação das águas superficiais. Pois, são nos momentos de seca que a relevância deste recurso é sentida, as fontes, olhos d’agua, nascentes e banhados, precisam ser protegidas. Portanto, a equipe do escritório coloca-se à disposição das famílias para realizar o trabalho ATERS – Assistência Técnica, Extensão Rural e Social de orientação dos procedimentos adequados e legais vigentes para a implantação de sistemas de captação de água quanto para a proteção e nesta enseja conta com o apoio das parcerias locais como Administração Pública Municipal, Secretaria de Agricultura e Departamento do Meio ambiente.

Tal prática de irrigação serve de incentivo e orientação à todos os agricultores do município, afim de melhorar seus índices de produtividade no meio rural.

Responsável pela escrita e informações: Equipe do Escritório Municipal da EMATER-RS/ASCAR de Viadutos e família Schneider.



Todas imagens
  • Autor:
  • Imagens: Arquivo pessoal

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!