Agora: Preferência Musical Com: Agora: Preferência Musical Com:

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Programa Arborização + Segura chega à cidade de Viadutos

Data da Noticia 16/08/2023
Objetivo é eliminar riscos à rede elétrica e à população, mantendo a sustentabilidade ambiental

A RGE, neste mês de agosto, implementará o projeto de embelezamento seguro de ruas e avenidas de Viadutos, através do Programa Arborização + Segura, realizado em parceria com a prefeitura. Neste primeiro momento, ocorrerá a substituição gradativa de árvores, visando à segurança dos cidadãos, das instalações e o reordenamento da arborização urbana. Logo depois o Município de Viadutos receberá pela RGE o plantio de 300 mudas de árvores onde a Prefeitura Municipal definiu a espécie da árvore e local para o plantio. As mudas de árvores ofertadas pela RGE são adequadas a Arborização Urbana.

Entre os benefícios, “o Programa Arborização + Segura também garante sombreamento e melhoria da qualidade do ar, controle da temperatura urbana e redução da poluição visual”, explica o analista de meio ambiente da RGE, Giulliano Gilioli Bindo. A distribuidora faz também um alerta para que a população se conscientize em relação ao porte das árvores plantadas em vias públicas principalmente próximas a rede elétrica, por conta própria.  

Somente em 2022, a RGE investiu mais de R$ 2 milhões de reais no Projeto Arborização + Segura, o maior valor implementado no projeto de embelezamento seguro de ruas e avenidas nos últimos anos. Foram plantadas 6.400 mudas, totalizando 19.890 desde o início do projeto em 2018. Além disso, foram substituídas outras 1.600 árvores que apresentavam riscos à população e ao sistema elétrico, totalizando 5.400 substituições.  

“O Programa traz um novo olhar e uma mudança de cultura para a Arborização Urbana, proporcionando o equilíbrio entre o meio ambiente e a distribuição de energia elétrica. As ações em conjunto com os Municípios visam eliminar possíveis riscos à população, proporcionando ainda mais robustez ao fornecimento de energia elétrica”, destacou o Consultor de Negócios da RGE, Claudio Rodrigo Manica.

Todas as ações de manejo e intervenções junto a vegetação realizadas pela RGE seguem critérios técnicos e diretrizes da ABNT, que requer espaçamentos mínimos entre rede elétrica e vegetação de acordo com o aspecto técnico operativo da rede. Para as substituições, as equipes são devidamente treinadas e capacitadas, o ferramental utilizado é adequado para a atividade e também apresentam respectivas licenças ambientais dos órgãos competentes.

Segurança - Consciente da importância em manter um trabalho permanente de orientação para a população, as distribuidoras do Grupo CPFL trabalham fortemente a campanha de segurança “Guardião da Vida”. Além de dicas e conselhos para a população em geral e trabalhadores dos centros urbanos, a campanha traz informações sobre os cuidados que devem ser levados em consideração ao executar um trabalho de poda. Confira algumas dicas de segurança:

• Jamais faça podas quando a árvore está muita próxima da rede elétrica ou os galhos tocando nos fios.

• Nos casos em que galhos ou copa de árvores estejam oferecendo riscos e danificando os fios de energia elétrica, solicite avaliação da RGE através dos canais de atendimento da empresa.

• Para que seja possível uma intervenção imediata, caso ocorram faíscas na rede elétrica, a comunicação deve ser feita na Central de Atendimento da distribuidora

• Em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, é comum que galhos de árvores interfiram na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia. Nestes casos, se houver interrupção no fornecimento de energia, o cliente deve utilizar o serviço Falta de Energia para comunicar a situação e nunca realizar poda nessas condições.

• A responsabilidade pelas podas de árvores é da Prefeitura Municipal. As empresas do Grupo CPFL realizam podas somente em casos de extrema necessidade, como em situações emergenciais de risco para a população e a rede elétrica.

• Na dúvida entre sempre em contato através de um dos nossos canais de atendimento e receba orientações para uma construção segura.

Sobre a RGE - Responsável por distribuir 65% da energia elétrica consumida no Rio Grande do Sul e atender mais de 3 milhões de clientes em 381 municípios gaúchos, a RGE é hoje a maior distribuidora da CPFL Energia em extensão territorial e número de cidades atendidas. A área de concessão da companhia, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul, realizado em janeiro de 2019, totaliza 189 mil km2 de extensão, abrangendo as áreas urbanas e rurais das regiões Metropolitana, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do estado.  

Os investimentos realizados pela RGE contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de locais de fundamental importância para a economia do estado, que vão desde fortes polos turísticos, agrícolas e pecuários, até grandes centros industriais e comerciais, trazendo mais bem-estar, conforto e infraestrutura para a vida de 7,4 milhões de gaúchos.

Sobre a CPFL Energia – A CPFL Energia, há 109 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. Desde 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e uma das maiores empresas de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Focada em uma forma mais sustentável de produzir energia, tem na CPFL Renováveis a maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas, com um portfólio baseado em fontes limpas como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Em geração é a terceira maior agente privada do País, com capacidade instalada de 4.303 MW.

Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 10 milhões de clientes em 687 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.

 

 



Todas imagens

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!