Agora: Voz do Brasil Com: Programação Automática Agora: Voz do Brasil Com: Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Programa Bolsa Juventude Rural tem quatro jovens contempladas em viadutos

Data da Noticia 22/03/2021

O Programa é uma Política Pública do Estado do Rio Grande do Sul, executada pela SEAPDR - Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. O Programa disponibiliza uma bolsa no valor de R$200,00 paga por 10 meses, totalizando assim R$2.000,00 para o(a) jovem beneficiário(a) selecionado(a) para que este realize um projeto produtivo de seu desejo na unidade de produção familiar, incentivando o desenvolvimento de atividades empreendidas por eles(as), bem como a permanência e seu protagonismo no meio rural.

Para participar do Programa o(a) jovem precisa atender aos pré-requisitos do edital, dentre eles: residir no meio rural; ter entre 15 e 29 anos; estar matriculado(a) no segundo ou o terceiro ano do ensino médio, em escolas públicas estaduais ou inscrito(a)/matriculado(a) em instituições educacionais sem fins lucrativos e de caráter comunitário, que desenvolvam ou ofereçam cursos de ensino médio ou de educação profissionalizante com conteúdo e método fundamentado na Pedagogia de Alternância; a família ou o(a) jovem necessita ter DAP – Declaração de Aptidão ao PRONAF ativa; e, enquadrar-se no critério de renda estabelecido pelo edital.

Em Viadutos, quatro jovens serão beneficiadas pelo Programa Bolsa Juventude Rural, as jovens Heloísa Ziemniczak (Linha Carrapato), Laura Bohm (Linha Barbará), Milene Klimaszewski (Vila Rica) e Silvia Kanigoski (Cordilheira da Vila Rica). Elas deverão investir o recurso em projetos na atividade leiteira (2), reforma de engenho (1) e implantação de erva mate (1). Os projetos foram elaborados de acordo com o desejo das jovens, pensando nas melhorias nas suas unidades de produção, aliados à tradição das atividades já desenvolvidas e com o objetivo de incrementar a renda familiar. 

A equipe do escritório municipal da EMATER-RS/ASCAR de Viadutos auxiliou os(as) jovens interessados(as) no processo desde a busca pelos documentos para a inscrição como no preenchimento, apoiou na elaboração do projeto produtivo e acompanhará a implantação ou execução dos mesmos prestando Assistência Técnica e Social às jovens e suas famílias de forma planejada e continuada. Entre outros(as) parceiros(as), aliada ao processo, as Escolas cumprem um papel importantíssimo, são fortes parceiras, pois são elas também que divulgam o Programa dentro dos espaços escolares, incentivam os(as) jovens e emitem os documentos comprobatórios de matrícula e frequência. No caso de Viadutos contamos com o apoio de duas escolas: a Escola Estadual de Educação Básica Viadutos e a Escola Estadual Normal José Bonifácio de Erechim, pois uma das jovens é estudante da Instituição.

A EMATER-RS/ASCAR é forte parceira da SEAPDR na promoção desta Política Pública em especial. E no município de Viadutos a equipe da EMATER conta com diversos(as) parceiros(as) locais para tanto, como a Administração Pública Municipal, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Assistência Social, CRAS e Escola Estadual de Educação Básica Viadutos. Esperamos motivar a participação de mais jovens do nosso município ao Programa, incentivando a permanência no meio rural, apoiando seus projetos e colaborando para o fortalecimento das famílias e o desenvolvimento rural local.

Responsável pela escrita: Daiane de Mattos Taborda – Extensionista Rural Social EMATER-RS/ASCAR de Viadutos.



Todas imagens
  • Autor: PM Viadutos.
  • Imagens: Arquivo Pessoal

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!