Agora: Canta Comunidade Com: Dirceu Lazzarotto e Antoninho Cadore Agora: Canta Comunidade Com: Dirceu Lazzarotto e Antoninho Cadore

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Quarta-feira de sol antecede primavera com frio e pouca chuva no RS.

Data da Noticia 21/09/2016
Nova estação começa na manhã de quinta-feira e deve ser marcada por baixos volumes de precipitação.

A primavera começa nesta quinta-feira às 11h21min, marcando a transição para o verão após um dos invernos mais frios da história recente do Rio Grande do Sul. Em 2016, até agora, foram 47 dias com temperatura abaixo de zero (3 dias com temperatura negativa em abril, 6 em maio, 19 em junho, 11 em julho, 7 em agosto e só 1 até agora em setembro). A menor temperatura neste ano no Estado foi de 8,9ºC abaixo de zero em 12 de junho no município de Vacaria. Em Porto Alegre foi de 0,9ºC no dia 11 de junho.

De acordo com os meteorologistas da MetSul Meteorologia, a primavera deste ano vai ser muito diferente da registrada no ano passado, quando um episódio de super El Niño atuava e trazia volumes de chuva extremamente acima da média para o Rio Grande do Sul, a ponto de Porto Alegre ter tido a maior cheia do Guaíba em muitas décadas. Neste ano, a primavera vai transcorrer sob uma condição limítrofe entre neutralidade e La Niña bastante fraco no Pacífico. A primavera deve ter chuva abaixo da média na maioria das regiões do RS. Episódios de chuva volumosa e intensa no Estado serão muito pontuais e regionalizados.

As mínimas rondam os 4°C em São José dos Ausentes e os 5°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 29°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 9°C e 25°C.

O frio que insiste em não ir embora do Rio Grande do Sul ocorre dentro de um padrão de temperatura predominantemente inferior ao normal que teve início no final de abril e que foi responsável pelo maio mais frio em Porto Alegre desde 1988. Junho foi o mais gelado em mais de 60 anos e que chegou a ter mínima de quase 9ºC negativos no Estado.

Setembro, até agora, apresenta temperatura média perto ou abaixo do normal histórico. Os dias de calor neste mês têm sido escassos, quando já é uma época do ano em que há aumento do número de jornadas com temperatura alta. Modelos numéricos de previsão indicam que no fim de semana ingressaria um novo pulso de ar polar no Estado e que alongaria o atual período de marcas amenas e baixas.



Todas imagens
  • Autor: Correio do Povo
  • Imagens: Ilustrativa

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!