Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Rainha da Festa da Uva fala para as candidatas ao título de Soberana da Frinape

Data da Noticia 29/06/2015
Primeiro encontro com a Comissão Organizadora foi no sábado

A Rainha da Festa da Uva, Giovana Crosa, falou com as 17 candidatas ao título de Rainha da Frinape 2015 e Princesas Étnicas, no sábado, 27, no Pólo de Cultura. O tema da sua palestra foi sobre a importância da Corte, da sinergia com o público e ações que a Rainha pode promover para enaltecer a Feira. O primeiro encontro das candidatas com a Comissão Social; o Presidente Executivo da Frinape 2015 e Presidente da ACCIE, Claudionor Mores;o Coordenador das Comissões, Gilberto Pezzin; e a vice-prefeita Ana Lúcia de Oliveira; teve como objetivos dar as boas-vindas a todas, apresentar a Comissão Social, repassar orientações sobre o Concurso,promover uma integração e transmitir conhecimento.

O presidente da ACCIE, Claudionor Mores, ao abrir o evento lembrou da realização da primeira Frinape, em 1966, que contou também com a participação de toda a região. Destacou a importância do papel da Rainha e da sua Corte na divulgação da Feira e ressaltou que o slogan da Frinape 2015 vai permanecer o mesmo: “A Feira que nos une”, pois a participação regional será uma marca, mais uma vez, desta edição da feira.

Ao se dirigir às candidatas, afirmou que todas já são vencedoras, pelo simples fato de aceitarem participar de um evento que está sendo construído para o engrandecimento da região. Claudionor ainda falou sobre a lisura do concurso e anunciou que a Juíza da Comarca de Erechim, Dra. Adria Atz, será a auditora do certame, acompanhando e conferindo todas as etapas do Concurso.

O coordenador das Comissões, Gilberto Pezzin, também agradeceu às candidatas por estarem colocando seus nomes para concorrer, representando seus municípios na Frinape 2015. A vice-prefeita Ana Oliveira enalteceu que o que diferencia a Frinape de outros eventos é a alegria. “Nós temos vontade de vir participar de momentos de encantamento e entretenimento vividos na Feira”, comentou, acrescentando que outro destaque é a união com a região.

Após os pronunciamentos, a condução dos trabalhos passou para a Coordenadora da Comissão Social, Cristiane Dill. As candidatas e as Princesas Étnicas fizeram a sua apresentação e logo teve início a palestra do turismólogo Ênio Martins, que falou sobre etiqueta e boas maneiras, imagem pessoal, postura, comunicação, empatia e importância do relacionamento da Corte e Comissão Social. Em sua palestra, destacou que a beleza da alma vai muito além da beleza física. Afirmou que o simples é elegante e alertou para a grande responsabilidade de ser soberana de uma feira. Ênio é integrante da comissão social da Festa da Uva 2014, onde teve a incumbência de acompanhar as 25 Embaixatrizes da corte. Logo em seguida foi convidado e recebeu a missão de acompanhar o trio de soberanas: Giovana Crosa, Karina Furlin e Gabrielle Debastiani.

"Façam tudo com amor"

A Rainha da Festa da Uva de 2014, Giovana Crosa, falou sobre sua trajetória para se eleger como soberana, da sua vontade de participar do concurso e dos seis meses que abdicou da sua profissão para trabalhar pela festa. Faltando pouco para encerrar o tempo do seu reinado, a caxiense conta que aproveitou todos os momentos. “Ainda no pré-concurso eu sabia que teria que colocar todas as minhas forças nesse período. Antes de me inscrever, tinha certeza de que queria isso tudo para mim. Então quando pensava em ficar um pouco cansada, logo pensava que era um sonho o que eu estava e estou vivendo, disse a odontóloga”.

Aos 27 anos, Giovana sabe da responsabilidade que é ser Rainha da Festa da Uva. Não deixou de tocar a vida e aproveitar os momentos ao lado da família e do namorado, mas foi sempre o título de soberana que teve prioridade: “Não deixei de ir ao cinema, jantar e sair com amigos, mas não abri mão dos compromissos da Festa. Visto o traje e a coroa com muito orgulho e digo com paixão: Eu sou rainha e estou aqui para mostrar o amor que tenho pela Festa".

Afirmou que para carregar uma coroa é necessário muita responsabilidade, doação, amor, humildade, comprometimento e acessibilidade. As características de uma rainha são saber seexpressar, ser comunicativa, ser afetiva, ter controle emocional e ter postura. Para ela, o papel fundamental de uma rainha é divulgar intensamente a feira, transmitir amor e orgulho, honrar com os compromissos, cativar e encantar a todos, livre de qualquer preconceito.

Para as candidatas ao título de Rainha da Frinape 2015 ela aconselhou: “Vão de coração aberto, aproveitem cada momento porque é tudo muito bom. Dois anos passam muito rápido e se não aproveitarmos enquanto der, podemos nos arrepender depois. Façam tudo com muito amor”, finalizou.

 

 

Após o almoço, as jovens participaram de uma palestra sobre maquiagem, com demonstração de técnicas e truques para ficarem lindas. Após, os historiadores Enori Chiaparini e Neusa Garcez explanaram sobre história regional, preparando-as para a prova escrita sobre conhecimentos que será realizada no dia 11 de julho. O evento encerrou com coffee-break.



Todas imagens
  • Autor: Copydesk /Accie / Divulgação/AU
  • Imagens: Maria Lúcia Carraro Smaniotto

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!