Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Reencarnação ou ressureição

Data da Noticia 08/09/2015
Em qual você acredita?

Esse também é um tema que diverge entre o cristianismo ou evangélicos e os espíritas ou quem é adepto da filosofia oriental da Reencarnação.

         O meu foco nesse assunto é explicar cada uma das teses sem tomar partido, e até vou questionar cada uma ou pôr em discussão o assunto. 

         Vamos primeiro à reencarnação. Entre tantas versões sobre a reencarnação que encontrei na internet, vou descrever uma. “Reencarnação é o retorno sucessivo de um mesmo espírito à vida, em diferentes corpos. Reencarnar é uma lei tão natural quanto nascer, viver ou morrer.”

         Vou tentar explicar com minhas próprias palavras. A questão é que sempre somos o mesmo espírito, e como em todas as religiões e crenças, o espírito é eterno e, na maioria das vezes, estamos em evolução.  Mas dentro dessa lei, temos também os Karmas e os Darmas.

         Na questão da reencarnação, nessa vida somos muito semelhantes ao que fomos  na vida anterior. Então, desde agora, vamos quebrar o mito ou o equívoco de que somos pessoas e podemos reencarnar como gato, cachorro, árvore ou outra coisa qualquer que não seja pessoa ou ser humano.  Nesse caso, se na vida passada fiz boas obras,  fui uma pessoa correta, sem muitos pecados, tenho meu Darma. Terei ou tenho uma vida, digamos assim, boa.  No caso de ter vivido uma vida ruim, com malefícios, terei ou tenho uma vida complicada ou difícil. Por exemplo, se na vida passada, tenha me suicidado com um tiro na boca, certamente reencenarei com problemas similares, além de dores de cabeça, muita angústia, rosto com defeito ou até deformado.

         No caso da reencarnação, também terei minha vida futura, que também tem uma relação muito forte com a vida que tenho agora. Ela será boa ou ruim conforme minha vida presente. Terei Karmas ou Darmas.

         É importante colocar que a reencarnação não tem fundamento bíblico. Mas na bíblia há citações em relação á reencarnação. (Coloquei o texto na primeira pessoa para que possam entender melhor).

         No caso da ressureição, vou também definir  entre tantas variações da internet. “Ressurreição (em latim: resurrectio, em gregoanastasis) significa literalmente "levantar; erguer". Esta palavra é usada com frequência nas escrituras bíblicas, referindo-se à ressurreição dos mortos. No seio do povo hebreu, a palavra correlata designava diversos fenômenos que eram confundidos na mentalidade da época. O seu significado literal é voltar à vida; assim, o ato de uma pessoa considerada morta viver novamente era chamado ressurreição, que é a reencarnação espiritual no mesmo corpo, como ocorreu com Jesus Cristo no terceiro dia após sua crucificação, segundo Atos dos Apóstolos, ou na ressurreição de Lázaro, no quarto dia (já em decomposição adiantada do seu corpo, que foi restaurado totalmente por Jesus Cristo). Relatado segundo livros dos quatro evangelistas, Mateus, Marcos, Lucas e João, na Bíblia Cristã.”

         Na questão da ressurreição, existem outras dez citações bíblicas como a de Lázaro, três no Antigo Testamento e sete no Novo Testamento.

         Como ela se processa? Depois da pessoa morta há uma intervenção espiritual, na maior parte de Jesus, e a pessoa ressuscita, volta a viver no mesmo corpo. Considerado um milagre. Só que no meio evangélico ou religioso, já ouvi o relato de muitas pessoas ressuscitadas.

         Na questão de Jesus Cristo é diferente. Como conta a Bíblia, Jesus ressuscitou ao terceiro dia, nesse caso é diferente dos outros. Ele ressuscitou num corpo santificado, podia passar por paredes, comunicar-se com os apóstolos e subir aos Céus para estar ao lado de Deus Pai. A partir daí passamos ter a lei da RESSURREIÇÃO. Todos nós um dia vamos ressuscitar após a nossa morte, como aconteceu com Jesus, e seremos julgados por aquilo que cremos ou pela fé, ou pelas nossas obras ou as duas juntas.

         Só que aqui também podemos encontrar controvérsias. Vamos primeiro à questão da ressurreição em espírito de Jesus ou num corpo glorificado. Vejam que em um momento ele está glorificado, quando passa entre paredes... E noutro momento, Ele está num corpo físico, no momento que pede que Tomé coloque seus dedos em suas chagas... Outra dúvida: concordamos que isso tudo aconteceu com Cristo, mas nós estaremos no nível de Jesus para sermos glorificados também?

         Na verdade, existem muitos questionamentos nas entre linhas. Mas definimos as questões. A reencarnação não tem base bíblica, mas tem muitos cientistas que já concordam com essa visão. A ressurreição tem base bíblica, mas não fundamento científico, ela se alicerça na fé. Você crê ou não crê.

 

  

Sobre o autor: 

Vilson Fornazieri, formado em Terapia Holística pelo Instituto Ser de Brasília e Osho Center for Transformation - Osho Multiversity - Pune - Índia. Licenciado em Letras, compositor, escritor. Formado em Teologia Cristã Nível II

 

 

 

        



Todas imagens
  • Autor: Vilson Fornazieri
  • Imagens: Internet

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!