Agora: Preferência Musical Com: Agora: Preferência Musical Com:

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Resultado do Testa Erechim é apresentado e Erechim confirma 1099 casos da Covid-19

Data da Noticia 17/07/2020
Secretaria de Saúde e UFFS apresentaram nesta tarde os números do Projeto Testa Erechim.

A Secretaria Municipal de Saúde de Erechim, em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) realizou nos dias 10,11 e 12 de julho um projeto inédito de testagem rápida para a detecção do vírus causador da Covid-19.

A pesquisa que tinha como objetivo a identificação dos níveis de contágio do vírus e porcentagem de imunização frente a pandemia,buscou detectar pacientes assintomáticos nos bairros da cidade, afim de verificar a velocidade de alastramento do novo coronavírus.

Foram realizados 2.000(dois mil) testes rápidos de detecção do vírus nas áreas já cobertas pelas equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF) e na área central do Município, seguindo as coordenadas previamente definidas por sorteio, pela equipe de professores da UFFS.

A pesquisa funcionou assim...

A identificação do local de testagem foi feita através dos endereços já existentes nos cadastros dos agentes comunitários de saúde(ACS) e a testagem definida mediante visita prévia do profissional,que orientou a ida do paciente até a UBS de seu bairro em horário pré-determinado para a coleta do exame.

Aqueles que não tinham condições de deslocamento, receberam os profissionais em casa. Na área central da cidade, onde não existemos serviços da Estratégia de Saúde da Família, as testagens serão feitas através de identificação do endereço in loco, comparecendo a equipe junto à residência do sorteado.

As definições de quais famílias participariam da pesquisa foi feita por sorteio aleatório e em cada residência visitada foi realizada a testagem de apenas um integrante da família que foi definido pelos próprios moradores do local. Resultado

Quatro dias após o encerramento da pesquisa, a Secretaria de Saúde apresentou nesta tarde os números do Projeto Testa Erechim. Os professores José Mário V. Grzybowski e Roberto Valmir da Silva apresentaram os dados sobre o estudo que foi realizado em parceria com a UFFS de Erechim.

Karine Heller

A pesquisa

Segundo o Prof. José Mario,foram realizados 2000 testes rápidos IgG/IgM e o resultado inicial dessa testagem identificou 358 positivos e 1632 negativos. Ainda, 08 exames foram considerados inconclusivos e 02 foram inválidados. Nessa contagem, 17,9% dos testados foram confirmados com a Covid-19. Dos testados e positivados 86,8 % se diziam assintomáticos e 12,6% relataram sintomas da doença. Na classificação por faixa etária, são 223 pessoas do sexo feminino (62,2%)e 135 do sexo masculino (37,8).

Reunindo os dados das UBSs, o número de positivados ficou assim:

A pesquisa dividiu o resultado dos positivos por ocupação, a maioria (106) do positivos é composta por aposentados.

E também por faixa etária, a maioria dos positivados na pesquisa tem entre 51 e 60 anos de idade.

Falsos Positivos e Falsos Negativos

Considerando-se a sensibilidade e especificidade dos testes(ANVISA) foi levado em consideração os falsos positivos e os falsos negativos nos resultados. Segundo o professor José Mario estes resultados podem ocorrer e constam nos manuais de especificação dos testes, de forma que não prejudicam o estudo da população, que é o objetivo deste estudo.

Sendo assim, o resultado final “ajustado” para o desempenho dos testes seria 192 positivos (9,6 %).

Após a pesquisa, como ficam os dados da Covid em Erechim

Com a finalização desse estudo realizado a partir da testagem do projeto, a atualização do Boletim divulgado pelo Comitê Municipal de Situação de Emergência para o Covid-19 mostra 1099 casos em Erechim, um acréscimo de 375 em comparação ao boletim divulgado ontem. Os 358 casos da testagem foram adicionados aos demais. Juntando os dados da testagem do projeto, ao todo então, a cidade já realizou 7408 testes. 

Hoje são 697 pessoas recuperadas da doença, enquanto 398 seguem em acompanhamento pelas equipes de saúde. São monitoradas nesse momento, 825 pessoas em Erechim.

São 21 pessoas hospitalizadas, 10 em UTI e 11 em unidades clínicas para a Covid-19. Dois pacientes receberam alta hospitalar.

 



Todas imagens
  • Autor: Redação Au Online
  • Imagens: Au Online

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!