Agora: Preferência Musical Com: Agora: Preferência Musical Com:

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Retomada de investimentos no modal ferroviário é elaborado com concessionária

Data da Noticia 06/05/2016

O governador José Ivo Sartori entregou carta de intenção ao presidente da Rumo ALL - Ferrovias, Julio Fontana Neto, com o posicionamento e as demandas do Estado sobre as necessidades logísticas para o modal ferroviário no Rio Grande do Sul. O ato correu na manhã desta sexta-feira (6) no Palácio Piratini. 

O documento, elaborado por grupo técnico formado em outubro de 2015, identifica as prioridades de atuação, buscando soluções conjuntas para eliminação de gargalos do modal ferroviário. A intenção é ter maior eficiência na operalização do serviço ferroviário, considerando a principal rota de exportação, a do Porto de Rio Grande, as diversas regiões produtivas do estado. 

O governador afirmou que o estudo produzido pelo grupo de trabalho “significa uma oportunidade para construir um caminho viável para reativação das ferrovias no estado”. O presidente da Rumo ALL afirmou que a “ferrovia vive de carga”. Adiantou que “o plano de investimentos será feito por demanda e por produto”. Para Fontana Neto, o estudo apresentado pelo governo estadual é um ponto de partida.    

Situação da malha

O secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, apresentou o estudo. De acordo com o Plano Estadual de Logística de Transportes (PELT-RS), apenas 6% da produção gaúcha é transportada via ferrovia. A concentração (88%) ocorre nas rodovias, que estão sobrecarregadas. Porém, para estimular o uso da ferrovia é preciso recuperar e modernizar a malha ferroviária. 

Dos 3.259 quilômetros de ferrovias gaúchas concedidas pelo governo federal à ALL em 1998, restam em operação atualmente 1.952 quilômetros. No decorrer do tempo, 35% da malha foi abandonada. Na carta entregue à Rumo ALL, o governo do Estado sugere ações para reestruturar e recuperação para o modal. 

A Rumo ALL assumiu há um ano a gestão da malha ferroviária ao adquirir a ALL, detentora da concessão realizada em 1998 pelo governo federal. A Rumo ALL é o braço logístico do grupo Cosan. 



Todas imagens
  • Autor: Mirella Poyastro
  • Imagens: Léa Aragón/Secom

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!