Agora: Expresso Bandas Com: Laura Bohm Agora: Expresso Bandas Com: Laura Bohm

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Reunião técnica aborda temas voltados à produção sustentável e alta produtividade

Data da Noticia 25/08/2023

A importância da fertilidade do solo, seja no sistema de manejo com insumos biológicos ou convencionais, visando lavouras de alta produtividade foi a ênfase das palestras técnicas envolvendo produção sustentável, nutrição e cobertura e manejo integrado, realizada em Viadutos, nesta quinta-feira (24/08), no auditório da Secretaria Municipal da Agricultura. Também foi destaque as cultivares voltadas para a produção de etanol como trigo, triticale, sorgo e milho.

 

O técnico agrícola Mauro Dalpozzo, da empresa AZ,  destacou alguns fatores que devem ser observados para a fertilidade e equilíbrio do solo, como o uso adequado de fertilizantes para o solo e análise de solo “bem feita”. Outros fatores que devem ser observados, além da matéria orgânica, manejo da microbiologia, qualidade da semente, controle de pragas e doenças invasoras. Também chamou atenção para práticas que podem evitar o desperdício de nutrientes e custos das lavouras. Neste sentido, destacou as vantagens do uso de óxido de cálcio para o desenvolvimento da planta. Outro ponto avaliado foi o controle de pragas e insetos de difícil controle.

 

O engenheiro florestal Deoner Zanatta Junior, da empresa Florestal Alto Uruguai (Fau), expôs os benefícios do sistema de manejo com insumos biológicos e a sua eficiência multifuncional na agricultura. “É importante basear a agricultura em processos. O monitoramento da lavoura, independente do processo, é a principal recomendação”, salientou.

 

O extensionista rural da Emater/RS-Ascar Valdir Zonin reforçou a importância de ações como análise de solo e falou das cultivares de inverno para a produção de etanol, como trigo, triticale (Saturno e Zenite) e cevada, além das demandas do etanol no RS.

 

A programação seguiu à tarde com visita técnica a experimentos no município, com explanação do extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Ernani Schneider. Participaram da abertura da reunião técnica o gerente regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Gilberto Tonello, Esmael Fragoso, da Secretaria da Agricultura, e o agricultor Chico Sganzerla. Tonello destacou a importância dos temas tratados para obter lavouras com alta produtividade, e as ações voltadas para os desafios na estruturação do solo.

 

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Erechim

Jornalista Terezinha Mariza Vilk



Todas imagens
  • Autor: Ass. de Imp. EMATER
  • Imagens: Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!