Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

RS tem 11 cidades-gêmeas, indica governo

Data da Noticia 20/07/2016
Relação de municípios foi divulgada hoje pelo Ministério da Integração Nacional

O Ministério da Integração Nacional divulgou nesta quarta-feira, no Diário Oficial da União, a relação de cidades-gêmeas do Brasil. O Rio Grande do Sul conta com 11 municípios "gêmeos", de acordo com o documento publicado. Segundo a portaria, são considerados cidades-gêmeas "os municípios cortados pela linha de fronteira, seja essa seca ou fluvial, articulada ou não por obra de infraestrutura, que apresentem grande potencial de Integração econômica e cultural, podendo ou não apresentar uma conurbação ou semiconurbação com uma localidade do país vizinho, assim como manifestações 'condensadas' dos problemas característicos da fronteira, que aí adquirem maior densidade, com efeitos diretos sobre o desenvolvimento regional e a cidadania".

As 11 cidades-gêmeas do Rio Grande do Sul são Aceguá, Barra do Quaraí, Chuí, Itaqui, Jaguarão, Porto Mauá, Porto Xavier, Quaraí, Santana do Livramento, São Borja e Uruguaiana. "Não serão consideradas cidades-gêmeas aquelas que apresentem, individualmente, população inferior a 2 mil habitantes", diz o texto. "Os municípios designados como localidades fronteiriças vinculadas em acordos internacionais celebrados pela República Federativa do Brasil e ratificados pelo Congresso Nacional, que não constam da lista serão considerados equiparados às cidades-gêmeas", acrescenta.

Segundo o governo, a edição da portaria com o conceito de cidades-gêmeas e a relação das localidades que se enquadram nessa condição levou em consideração "as crescentes demandas pelos municípios de políticas públicas específicas para estas cidades" e a importância delas "para a integração fronteiriça e, consequentemente, para a integração sul-americana".

Cidades-gêmeas do RS 

Aceguá

Barra do Quaraí

Chuí

Itaqui

Jaguarão

Porto Mauá

Porto Xavier

Quaraí

Santana do Livramento

São Borja

Uruguaiana



Todas imagens
  • Autor: Correio do Povo
  • Imagens: Divulgação / CP

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!