Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Santa Lucia

Data da Noticia 10/12/2015

Está chegando o dia de Santa Lucia, 13.12. Para alegria das crianças italianas. É uma festa muito sentida , assim como o dia 12.12 no Brasil.

As crianças aguardam com ânsia este dia porque ganham muitos presentes. A Bergamo tem a igreja de santa Lucia e ali as crianças levam as suas cartinhas com os pedidos do natal.

Normalmente a noite do dia 12 é muito fria, ás vezes com neve, ás vezes com muita neblina. As 19 horas, passa pelas ruas da cidade uma carrocinha iluminada puxada por um burrico. Na carroça tem o papai noel e uma moça vestida de branco que representa a santa lucia, eles jogam muitos doces para a criançada que espera ansiosa na frente de casa. É uma alegria que ninguém renuncia.

Para os mais pequenos, a gente ensina que na noite do dia 12 se deve deixar um copo de leite e bolachas, em cima da mesa e no chão um punhado de feno e cenoura para o burrico, assim na madrugada eles chegam, comem e deixam presentes. Claro que tudo isso é feito pelos pais mas eles adoram estas surpresas. De manhã todos levantam cedo para abrir os pacotes e a alegria é geral. Ver aqueles olhinhos brilharem de alegria já é um presente para nós.

Esta é mais uma curiosidade italiana que espero tenha sido do seu agrado.

Felice Santa Lucia a tutti!

Sobre a autoraNatural de Viadutos RS, formada em Magistério, fez vários cursos de qualificação e tem espcialização em decoupage. É responsável pela cozinha do Restaurante Barachi da cidade de Mapello, província de Lombradia, na Itália, onde reside desde 1992. Nas horas de folga se dedica a obras sociais na sua cidade.

Fale com a Yara Bergamo pelo email: [email protected]



Todas imagens
  • Autor: Yara Bergamo
  • Imagens: Internet

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!