Saque-calamidade do FGTS está disponível em 359 municípios gaúchos
Na lista atualizada de municípios aparecem 21 da região da AMAU. Valor de retirada é de até R$ 6.240.
Trabalhadores de 359 municípios do Rio Grande do Sul afetados por enchentes desde o fim de abril podem fazer a solicitação de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na modalidade Calamidade.
“Já temos 359 municípios que estão habilitados para que as pessoas atingidas possam solicitar a retirada desse valor, de até R$ 6.240, que é um apoio muito importante”, informou o ministro para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, nesta terça-feira (21), durante coletiva à imprensa, em Porto Alegre.
O saque-calamidade pode ser feito por trabalhadores residentes em áreas afetadas pelas enchentes e indicadas pelas secretarias de Defesa Civil dos municípios. Qualquer cidadão com saldo na conta do FGTS poderá fazer o saque – inclusive quem já fez o saque nos últimos 12 meses pelo mesmo motivo.
A liberação será autorizada após o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconhecer, por meio de portaria, o estado de calamidade pública ou situação de emergência da localidade.
Como sacarPara pedir a liberação do benefício, o trabalhador que tem direito deve acessar no aplicativo FGTS e fazer a solicitação com clique na opção “Solicitar meu saque 100% digital” ou no menu inferior “Saques” e selecionar “Solicitar saque”. Na seleção do motivo do saque, apontar “Calamidade pública”, informar o nome do município, digitar o CEP e o número da residência e clicar em “Continua”.
Depois, é necessário encaminhar os seguintes documentos:
- cópia da frente e do verso do documento de identidade, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou do passaporte, além de foto do próprio rosto segurando o documento de identificação;
- cópia do comprovante de residência em nome do trabalhador, como conta de luz, água, telefone, gás, fatura de internet, de TV e de cartão de crédito, entre outros, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
- cópia da certidão de casamento ou da escritura pública de união estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou do companheiro.
Em razão dos alagamentos, se não for possível apresentar comprovante de residência em nome do trabalhador, é possível apresentar uma declaração do município atestando que o trabalhador é residente na área afetada.
O cidadão deve selecionar a opção para creditar o valor em conta Caixa, inclusive poupança, ou outro banco. Após o envio, a Caixa irá analisar a solicitação e, após aprovação, o valor será creditado em conta.
Veja a lista dos 21 municípios da AMAU que estão na lista atualizada pela CEF nesta terça-feira(21).
|
Aratiba |
12/08/2024 |
|
Áurea |
12/08/2024 |
|
Barão de Cotegipe |
12/08/2024 |
|
Barra do Rio Azul |
12/08/2024 |
|
Benjamin Constant do Sul |
12/08/2024 |
|
Campinas do Sul |
12/08/2024 |
|
Centenário |
12/08/2024 |
|
Cruzaltense |
12/08/2024 |
|
Entre Rios do Sul |
12/08/2024 |
|
Erval Grande |
12/08/2024 |
|
Estação |
12/08/2024 |
|
Faxinalzinho |
12/08/2024 |
|
Itatiba do Sul |
12/08/2024 |
|
Marcelino Ramos |
12/08/2024 |
|
Mariano Moro |
12/08/2024 |
|
Paulo Bento |
12/08/2024 |
|
São Valentim |
12/08/2024 |
|
Sertão |
12/08/2024 |
|
Severiano de Almeida |
12/08/2024 |
|
Três Arroios |
12/08/2024 |
|
Viadutos |
12/08/2024 |
- Autor: Agência Brasil
- Imagens: Rafa Neddermeyer/Ag. Brasil