Agora: Programação Musical Com: Programação Automática Agora: Programação Musical Com: Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

SC e RS tem previsão de chuva forte a partir desta quarta-feira

Data da Noticia 21/11/2023
A chuva poderá ser intensa, mas com período de curta duração no RS. Chuva mais intensa é esperada para a maioria das regiões de Santa Catarina.

O Brasil sofre com altas temperaturas que chegam a sensação térmica de 60°C, como as registradas no Rio de Janeiro na última sexta-feira (17). Enquanto isso, o Rio Grande do Sul e Santa Catarina continua com previsão de chuva intensa a partir desta quarta-feira

De acordo com a MetSul, em uma previsão divulgada nesta segunda-feira (20), ainda nesta semana, após os estragos já causados pela força da água, são esperadas mais chuvas para o RS e por um período maior no estado de SC.

Nesta quarta-feira, uma grande mudança do tempo. Uma frente fria traz chuva desde cedo para setores do Oeste e o Sul gaúcho. No decorrer do dia, a frente se desloca pelo Rio Grande do Sul e traz chuva para todas as regiões, inclusive para áreas do Norte e do Nordeste gaúcho que ainda tiverem períodos de sol de manhã. A chuva pode ser forte em diversos municípios com trovoadas e riscos de temporais isolados. Haverá cidades com acumulados de 50 mm a 100 mm apenas na quarta-feira.

Na quinta-feira, muitas nuvens cobrem ainda a Metade Norte gaúcha com chuva, raios e trovoadas. Pontos isolados podem ter chuva forte. A instabilidade será maior entre a madrugada e de manhã, mas, embora ainda chova em alguns pontos à tarde, o tempo melhora da tarde para a noite. Nas demais regiões gaúcha, as nuvens diminuem durante o dia e o sol aparece à medida que começa a ingressar ar mais seco. O dia terá marcas agradáveis. 

Na sexta, ar mais seco e frio de alta pressão atmosférica passa a cobrir o Rio Grande do Sul e o sol aparece em todas as regiões no decorrer do dia, inclusive com possibilidade de céu claro em diferentes áreas do estado. A sexta-feira amanhece e termina com um pouco de frio para os padrões do fim de novembro, entretanto terá tarde agradável em que a máxima em Porto Alegre deve ficar ao redor dos 25ºC.

Governador do RS foi ver mais de perto na tarde desta seguda-feira as áreas atingidas por alagamentos no RS.

Na sexta, ar mais seco e frio de alta pressão atmosférica passa a cobrir o Rio Grande do Sul e o sol aparece em todas as regiões no decorrer do dia, inclusive com possibilidade de céu claro em diferentes áreas do estado. A sexta-feira amanhece e termina com um pouco de frio para os padrões do fim de novembro, entretanto terá tarde agradável em que a máxima em Porto Alegre deve ficar ao redor dos 25ºC.

Em SC na quarta-feira, da mesma forma que no RS, a frente fria avança pelo Estado associada a um sistema de baixa pressão, mantendo o tempo instável com chuva em todas as regiões.

As pancadas de chuva e temporais isolados, que vêm acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva intensa, já iniciam no período da manhã pelas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, indo em direção às demais áreas ao longo da tarde.

À tarde, as temperaturas máximas variam entre 25°C e 28°C no Grande Oeste e de 23°C a 26°C nas demais regiões.

Ao longo da quinta-feira (23) a frente fria avança por Santa Catarina associada a um sistema de baixa pressão, mantendo o tempo instável com chuva em todas as regiões.

De acordo com a Defesa Civil, em alguns momentos a chuva pode cair de forma intensa, acompanhada por temporais, com raios, rajadas de vento e granizo.

Entre a madrugada e a manhã da sexta-feira (24), o sistema convectivo segue atuando provocando chuva no Grande Oeste e do Centro ao Norte do Estado, mas com o afastamento da frente e a entrada de um sistema de alta pressão na sua retaguarda, o tempo estabiliza em todas as regiões e a chuva para entre a tarde e à noite.



Todas imagens
  • Autor: Metsul
  • Imagens: Foto de Michael Emono na Unsplash

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!